Portal Emaranhense Publicidade 728x90
20/12/2013 às 09h58min - Atualizada em 20/12/2013 às 09h58min

Escola da rede municipal homenageia Vinícius de Moraes em festival de música

A coletânea, que representa de forma lúdica o universo da infância, inspirou professores e alunos da escola a apresentarem musicais, interpretando os poemas musicalizados como “O Pato”, “A Abelha”, “A Foca”, entre outros

SECOM | Prefeitura de São Luís

Em homenagem ao centenário do poeta Vinícius de Moraes, 270 alunos da Creche Escola Maria de Jesus Carvalho realizaram, nesta quarta-feira (18), o VI Festival de Música, com o tema “A Creche na Arca de Noé”. A obra do poeta, intitulada “A Arca de Noé”, reúne 32 poemas que se tornaram clássicos musicais nos anos 80, e foi destaque no Teatro Municipal da Cidade de São Luís.

A coletânea, que representa de forma lúdica o universo da infância, inspirou professores e alunos da escola a apresentarem musicais, interpretando os poemas musicalizados como “O Pato”, “A Abelha”, “A Foca”, entre outros.

Na obra baseada na história bíblica de Noé, Vinícius individualiza os animais em poemas, personificando-os, destacando suas características e reforçando as suas peculiaridades.

Os recursos pedagógicos utilizados pelo poeta foram amplamente explorados pelos professores durante o processo de elaboração do festival, que incluiu atividades prévias executadas na escola, como práticas de desenhos, pintura, colagem e dramatização. Os educadores aproveitaram o ensejo para apresentar às crianças a biografia do poeta, bem como o poema “A Arca de Noé”.

O gestor da creche, Aquiles Berrêdo, destacou a importância da participação da comunidade escolar para o trabalho e descreveu o processo de construção de tal projeto. “Com a participação de pais, alunos, professores, funcionários e membros da comunidade, o festival acabou se tornando um espetáculo. Além do sucesso da culminância do projeto, destaco que atividades pedagógicas sobre a vida do poeta e outras de suas obras foram trabalhadas durante um semestre com as crianças,” disse o diretor.   

A Prefeitura de São Luís compreende a política de ensino da rede municipal de maneira global, agregando equipamentos culturais e esportivos na concepção de educação cidadã.

Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, atividades como o projeto são fundamentais para o desenvolvimento do aluno. “Iniciativas como essa têm o total apoio da secretaria, porque despertam o interesse da criança e a aproxima da arte. A música, em particular, representa uma importante fonte de estímulos e equilíbrio, o que auxilia na aquisição de novos conhecimentos, por influenciar diretamente no ato cognitivo”, afirmou Castro.

VINÍCIUS DE MORAES

Marcus Vinícius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de outubro de 1913 e foi, além de poeta, diplomata, dramaturgo, jornalista e compositor. Vinícius notabilizou-se pelos seus sonetos e ganhou do amigo Tom Jobim a alcunha “poetinha”. Sua obra perpassa por várias áreas como literatura, teatro, cinema e música.

No dia 9 de julho de 1980 Vinícius de Moraes se sentiu mal vindo a falecer pouco depois. O poeta passara o dia anterior com o parceiro e amigo Toquinho, com quem planejava os últimos detalhes do volume 2 do álbum "Arca de Noé". Em 1981, o álbum foi lançado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp