Portal Emaranhense Publicidade 728x90
18/11/2013 às 13h38min - Atualizada em 18/11/2013 às 13h38min

Biblioteca Pública Benedito Leite realiza IV Fórum Estadual do Livro e Leitura

O evento, que acontece de terça (19) a quinta-feira (21), em São Luís, conta com o apoio do Instituto C&A e Livraria Paulinas

Secma

“Lendo o Verde, Lendo o Mundo" é o tema do IV Fórum Estadual do Livro e Leitura, que será realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), e por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Redes Leitoras Ler pra Valer e Terra das Palmeiras.

O evento, que acontece de terça (19) a quinta-feira (21), em São Luís, conta com o apoio do Instituto C&A e Livraria Paulinas. Os participantes terão acesso a uma vasta programação de oficinas e palestras ministradas por especialistas nas áreas de educação ambiental e leitura.

A governadora Roseana Sarney destacou a importância do Fórum para o incentivo à leitura. “É como muita satisfação que realizamos mais uma edição do Fórum Estadual do Livro e Leitura, um evento que irá reunir estudantes, professores, pesquisadores, bibliotecários, gestores, além de escritores, na nossa Biblioteca Pública Benedito Leite, para discutir dentro da temática central questões inerentes a meio ambiente, livro e leitura”, ressaltou a governadora.

O IV Fórum Estadual do Livro e Leitura será aberto às 9h de terça-feira (19) com as presenças dos secretários de Estado Olga Simão (Cultura) e Victor Mendes (Meio Ambiente) e da representante do Ministério da Cultura, Ana Dourado.

A palestra de abertura terá como tema central “Lendo o Verde, Lendo o Mundo” e será ministrada pela professora, pesquisadora e escritora Vânia Maria Resende, sob a coordenação da diretora da BPBL, Rosa Maria Ferreira Lima,

Após a palestra de abertura os trabalhos seguem com a Mesa Redonda Leitura e Meio Ambiente: Perspectivas para uma nova sociabilidade com o professor Dr. Zysman Neiman, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordenada pela jornalista Maria Cláudia Baima.

O evento contará ainda com a participação dos palestrantes convidados Rita Mendonça, Daniel Munduruku, Eliana Yunes e Vânia Resende.

O IV Fórum Estadual do Livro e Leitura se desdobra em duas iniciativas: O XIV Encontro Estadual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura - PROLER e o IV Seminário Leitores em Rede. "A ideia é sensibilizar bibliotecários, professores, gestores de bibliotecas, mediadores de leitura e educadores em geral, quanto à importância sociopolítica e ambiental da leitura", destaca Rosa Maria Ferreira Lima.

A programação será desenvolvida pela manhã das, 8h30 às 11h30, com palestras, e à tarde, das 14h às 18h, com realização de oficinas.

Na tarde da terça-feira (19), os trabalhos iniciam com o Painel: "Implantação dos Planos do Livro e Leitura Pelo Brasil - avanços, entraves e perspectivas", com Volney Canônica, do Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A.

Durante os três dias serão realizadas quatro oficinas: Dinâmicas Ambientais para o Letramento do Verde, ministrada pela Educadora Ambiental Rita Mendonça, e a Jornalista Maria Cláudia Baima; Mediação de Leitura: Ler e Descobrir o Mundo, com Claudileude de Jesus da Silva, da Rede Leitora; Flicts, livro de Ziraldo e Livro Para Criança e Jovem no Brasil, com a escritora e doutora em Literatura Vânia Resende; e Criação Literária Livro Verde, com a artista plástica Babula Rosana e Círculo Bastão da Fala, sob a coordenação de Maria Cláudia Baima  e Rita Mendonça.

O segundo dia do evento inicia com o Momento Literário - Teatro, com a performance Terra das Palmeiras, seguido da Mesa Redonda “Leitura, Imagem e Convivência Planetária”, com Eliana Yunes, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora visitante em diversas universidades brasileiras e do exterior. A temática será coordenada pela bibliotecária Aline Nascimento, finalizada de debate com a plenária.

Ainda pela manhã outra Mesa Redonda será realizada, com o tema “A Natureza na Educação: Encantamento, Concentração e Descobertas”, que terá as participações da educadora ambiental Rita Mendonça e da jornalista Maria Cláudia Baima.

Para o último dia de atividade, na quinta-feira (21), os participantes do Fórum terão, pela manhã, performance teatral Terra das Palmeiras, seguido da Mesa Redonda “Autores da Floresta: Literatura e Formação de Leitores”, com Daniel Munduruku, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo.

O evento será coordenado por Volney Canônica, do Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A.  Logo após haverá outra Mesa Redonda sob o tema “Leitura, Mídia e Sociedade”. Após as explanações, haverá debates.

No período da tarde, a programação abrange a temática “Conversando Sobre Leitura: Lendo O Verde, Lendo O Mundo”, com experiências sobre mediação de leitura; vivências de leitura (Redes Leitoras) e vivências de Leitura apresentadas por representantes da Biblioteca Pública Benedito Leite e da conferência Fórum Permanente do Livro, Leitura e Bibliotecas: Novas Proposições e Articulações, encerrando as atividades do Fórum.

As ações de incentivo à leitura sob a perspectiva ecológica terão uma segunda etapa, de caráter itinerante, com o Projeto Lendo o Verde, que envolverá crianças, jovens e adultos de vários municípios maranhenses com a participação do Carro-Biblioteca, nas cidades de Pinheiro, Alcântara e Axixá.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp