Portal Emaranhense Publicidade 728x90
20/03/2024 às 10h30min - Atualizada em 20/03/2024 às 10h30min

Emap e Transpetro unem forças para descarbonizar operações no Porto do Itaqui

Parceria estratégica entre empresas busca promover a sustentabilidade e a inovação no setor portuário

Da Redação
Emap
(Foto: Divulgação)
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Transpetro, subsidiária da Petrobras, anunciaram uma colaboração estratégica voltada para impulsionar o Plano de Descarbonização do Porto do Itaqui. O acordo visa o desenvolvimento conjunto de projetos destinados a reduzir as emissões de carbono nas operações portuárias, com especial enfoque em um dos berços operados pela Transpetro na região.

O gerente executivo de operações da Transpetro, Flavio Godinho, enfatizou a importância da parceria: "É de nosso interesse unir esforços na transição para energias renováveis. Estamos dando o primeiro passo ao apoiar a iniciativa da Emap de criar o primeiro Berço NetZero do Brasil, enquanto estudamos a viabilidade de adotar bunker verde para navios no Porto do Itaqui e adaptar nossa frota para combustíveis sustentáveis".

Bruno Matos, diretor de Planejamento e Desenvolvimento da EMAP, destacou que essas ações marcam o início do processo de descarbonização das operações no porto, enquanto Luane Lemos, gerente de Meio Ambiente, ressaltou a importância do projeto como parte do Plano de Descarbonização do Porto do Itaqui, desenvolvido em parceria com a Fundación Valenciaport da Espanha.

Com essas iniciativas, o Porto do Itaqui se coloca entre os principais portos públicos brasileiros em termos de sustentabilidade, segundo Gilberto Lins, presidente do Porto do Itaqui, que afirmou que a gestão atual da Emap tem focado nas oportunidades futuras.

Aliança para Descarbonização de Portos

Em outra frente, a Emap, em conjunto com a Fundação Valenciaport, propôs a criação da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos, oficialmente lançada em 6 de março durante um evento em São Paulo. A Transpetro é uma das 45 signatárias, entre empresas, organizações, portos, universidades e startups, que aderiram à iniciativa.

Na reunião realizada no Porto do Itaqui em 19 de março, a Transpetro se comprometeu a participar de dois dos quatro Grupos de Trabalho formados para operacionalizar a Aliança. Com isso, a subsidiária da Petrobras reforça seu compromisso como apoiador da iniciativa.

Representada por sua Diretoria de Planejamento, com a presença das gerências de Meio Ambiente e Inovação, a Emap também marcou presença na reunião, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação no setor portuário.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp