Portal Emaranhense Publicidade 728x90
22/02/2024 às 11h12min - Atualizada em 22/02/2024 às 11h12min

Lateral-direito Daniel Alves é condenado a quatro anos e meio de prisão por agressão sexual em Barcelona

Tribunal ordena pagamento de 150 mil euros à vítima; ex-jogador sempre alegou consentimento

Da Redação
(Foto: Alberto Estevez/Reuters)
O renomado lateral-direito Daniel Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão nesta quinta-feira (22) pelo tribunal superior da região da Catalunha, na Espanha, por agressão sexual ocorrida em uma boate de Barcelona no ano de 2022. Além da sentença, o tribunal determinou que Alves, que sempre afirmou que a relação sexual foi consensual, pagasse 150 mil euros à vítima.

O comunicado oficial da Audiência Provincial de Barcelona declarou: "A sentença considera que foi provado que a vítima não consentiu e que há provas, além do testemunho do autor, para considerar o estupro provado."

O promotor havia solicitado uma pena de nove anos de prisão para Alves. O veredicto ainda pode ser objeto de recurso.

O ex-lateral do Barcelona, de 40 anos, foi detido em janeiro do ano passado e permanece em prisão preventiva desde então. O caso ganhou destaque não apenas pela notoriedade de Alves, mas também porque a violência de gênero tornou-se uma questão cada vez mais relevante no discurso público espanhol.

Este julgamento representa um dos mais notáveis na Espanha desde a aprovação, em 2022, de uma lei que tornou o consentimento um elemento-chave em casos de agressão sexual e aumentou o tempo mínimo de prisão para agressões envolvendo violência.

Os advogados de Daniel Alves ainda não foram contatados para comentar sobre o veredicto. O advogado David Saenz, representante da vítima, expressou satisfação com a decisão do tribunal, afirmando: "Estamos satisfeitos porque a sentença reconhece o que temos dito o tempo todo: que a vítima estava dizendo a verdade e que ela sofreu." Saenz acrescentou que a equipe ainda analisará se a sentença corresponde à gravidade do crime.

Daniel Alves, que conquistou mais de 40 troféus pela seleção brasileira e por clubes como Barcelona, Sevilha (Espanha), Juventus (Itália) e PSG (França), foi demitido pelo Pumas UNAM (México) após sua prisão.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp