Portal Emaranhense Publicidade 728x90
05/02/2024 às 15h46min - Atualizada em 05/02/2024 às 15h46min

Julgamento de Daniel Alves inicia na Espanha: ex-jogador da Seleção Brasileira enfrenta acusação de agressão sexual

Promotor pede nove anos de prisão e indenização; Caso destaca questões sobre agressão sexual em meio a temas políticos na Espanha

Da Redação
(Foto: Reuters)
O ex-lateral-direito da seleção brasileira, Daniel Alves, compareceu ao tribunal nesta segunda-feira (5) para enfrentar acusações de agressão sexual em relação a um incidente ocorrido em uma boate de Barcelona em 2022. O jogador de 40 anos, que está em prisão preventiva desde janeiro do ano passado, negou inicialmente qualquer envolvimento, mas posteriormente admitiu relações sexuais consensuais, alegando que havia negado inicialmente para proteger seu casamento.

O julgamento, que ocorrerá ao longo de três dias no mais alto tribunal de Barcelona, envolverá o depoimento de Daniel Alves, da suposta vítima e de aproximadamente 30 outras testemunhas. O promotor público espanhol está solicitando uma pena de nove anos de prisão e uma indenização de 150 mil euros (R$ 807 mil) à mulher.

O caso ganhou atenção não apenas pela notoriedade de Daniel Alves, mas também porque ocorre em meio a discussões políticas sobre agressão sexual na Espanha, especialmente após o incidente envolvendo o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales.

A alegação de estupro será investigada sob a acusação geral de agressão sexual, com possíveis penas de prisão variando de quatro a 15 anos. A suposta vítima deporá por trás de uma tela, com sua voz e imagem distorcidas para proteger sua identidade, seguindo os protocolos de proteção adotados em casos similares.

O julgamento de Daniel Alves ocorre em um contexto em que a Espanha tem revisto suas leis de violência sexual, especialmente após casos anteriores que levaram a mudanças legislativas e um exame de consciência nacional sobre o tema. O ex-jogador, conhecido por suas conquistas no futebol, enfrenta não apenas as consequências legais, mas também repercussões em sua carreira, sendo dispensado pelo Pumas UNAM, do México, após sua prisão.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp