Portal Emaranhense Publicidade 728x90
29/01/2024 às 15h36min - Atualizada em 29/01/2024 às 15h36min

Programa Cuidar de Todos: Cirurgias oftalmológicas beneficiam centenas na capital

Secretaria de Estado da Saúde realiza procedimentos de catarata e pterígio para promover saúde e qualidade de vida

Da Redação
SES
Programa Cuidar de Todos Cirurgias (Foto: Wellington Silva)
A partir de hoje (29), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia uma série de procedimentos oftalmológicos em São Luís, por meio do Programa Cuidar de Todos Cirurgias. A ação, que se estende até o dia 31 de janeiro, tem como objetivo realizar 550 cirurgias, sendo 300 de catarata e 250 de pterígio.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou a importância do mutirão não apenas para proporcionar acesso aos serviços do SUS, mas também para promover uma melhoria significativa na qualidade de vida dos pacientes. "Garantir saúde não se trata de apenas dar acesso a serviços disponibilizados pelo SUS, mas, também, promover qualidade de vida. Com o mutirão estaremos assegurando as duas coisas, que é assistir quem mais precisa, ao passo que estes são bonificados com uma visão melhor, lhes conferindo mais autonomia, prazer e a retomada de suas atividades diárias", afirmou Fernandes.

Do total de beneficiados, 442 são residentes da capital São Luís, e 108 são oriundos do interior do estado, encaminhados de seus municípios de origem. Os procedimentos de catarata serão realizados na Clínica Oftalmos Center, enquanto as cirurgias de pterígio acontecerão no Hospital da Ilha.

Na segunda-feira (29), os pacientes vindos do interior do estado passarão por triagem no Hospital da Ilha, recebendo a liberação para a cirurgia. A apresentação de documento com foto, cartão do SUS e encaminhamentos é necessária para a realização do procedimento.

Francisca da Silva, aposentada de 72 anos do município de Governador Nunes Freire, expressou sua expectativa pós-cirurgia: "Eu estou enxergando tudo borrado, então para mim será uma grande vitória. Vou voltar a ler minha Bíblia para glorificar a Deus ainda mais". A confeiteira Luciana Araújo, moradora de São José de Ribamar, também falou sobre a oportunidade de realizar a cirurgia pelo SUS: "Esta é uma oportunidade muito boa, maravilhosa, porque no particular sai muito caro e termos a oportunidade de fazer no público é bem bacana".

Catarata e pterígio são condições oftalmológicas que, quando não tratadas, podem impactar significativamente a qualidade de vida, interferindo na realização de tarefas cotidianas. O Programa Cuidar de Todos reforça o compromisso do governo em proporcionar acesso à saúde ocular e melhorar a visão de centenas de cidadãos maranhenses.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp