Portal Emaranhense Publicidade 728x90
28/01/2024 às 14h18min - Atualizada em 28/01/2024 às 14h18min

Governo do Maranhão leva Campanha Janeiro Roxo ao Bairro da Liberdade para combater hanseníase

Iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde oferece serviços de saúde e conscientização à comunidade

Da Redação
SES
(Foto: Reprodução)
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu neste sábado (27) a campanha Janeiro Roxo no bairro da Liberdade, visando alertar, orientar e rastrear novos casos de hanseníase. A ação, realizada no Centro Educacional Luís Ferreira, em São Luís, ofereceu diversas atividades de promoção e prevenção à saúde, incluindo vacinação.

Durante o evento, o secretário Tiago Fernandes ressaltou a presença do governo em várias cidades do estado, abrangendo desde a atenção primária até serviços de alta complexidade. O secretário destacou o compromisso do governo em cuidar de todos, mencionando a realização de atividades semelhantes em diferentes municípios.

A população teve acesso a consultas médicas com exames dermatoneurológicos, visando identificar casos de hanseníase para encaminhamento ao tratamento adequado. Foram divulgados sinais e sintomas da doença, e aplicado o Questionário de Suspeição de Hanseníase, garantindo tratamento imediato para os casos positivos.

Adriana Leite, uma pedagoga de 46 anos, elogiou a importância da iniciativa: "Eu achei essa atividade aqui, hoje, muito importante, porque aproxima as pessoas pela facilidade de não ser um hospital. Trazendo para a comunidade facilita para as pessoas virem fazer o exame e participar das palestras."

Além disso, a ação incluiu a oferta de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, distribuição de preservativos, gel lubrificante e autoteste de HIV. O serviço de vacinação disponibilizou diversas vacinas, incluindo contra a Covid-19, influenza, hepatite B, entre outras.

A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila Santos, enfatizou o objetivo da campanha: "Queremos captar o maior número de casos que possam estar não descobertos. Dentro das ações que estamos fazendo já descobrimos alguns casos que não tinham ido às unidades de saúde. Então aqui é mais uma oportunidade para desenvolver diversas ações, inclusive em parceria."

Em colaboração com a Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), foi realizada a Oficina de Identidade e de Pertencimento Étnico com bonecas Abayomis. A iniciativa incluiu uma roda de conversa sobre a Política de Promoção de Igualdade Racial, distribuição do Estatuto de Igualdade Racial e a Feira Criativa de Economia Solidária de Mulheres Empreendedoras do Quilombo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp