Portal Emaranhense Publicidade 728x90
24/01/2024 às 17h31min - Atualizada em 24/01/2024 às 17h31min

Secretaria de Estado da Saúde anuncia expansão do Hospital Regional de Açailândia

Compromisso com a saúde: ampliação do Hospital Regional fortalece atendimento na Região Tocantina

Da Redação
SES
Secretário Tiago Fernandes visita hospital e dialoga com pacientes e gestores da unidade (Foto: Israel Pontes)
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou, nesta terça-feira (23), planos para a expansão do Hospital Regional de Açailândia, localizado na Região Tocantina. Essa unidade de saúde desempenha um papel crucial no atendimento à população de oito municípios da macrorregião, estimada em 259.790 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE. O Secretário Tiago Fernandes (SES) reuniu diretores da unidade e gestores, reafirmando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e as prioridades do governador Carlos Brandão para o setor, incluindo o programa "Cuidar de Todos", que visa intensificar e fortalecer a Atenção Primária no estado.

"O Hospital Regional de Açailândia é muito importante para a nossa rede de saúde. Nesse sentido, a expansão tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços para pacientes que precisam de cuidados intensivos. Muito em breve vamos entregar a expansão da unidade, com novos leitos de UTI, de clínica médica e cirúrgica, tudo para reforçar o atendimento na região," destacou o secretário Tiago Fernandes.

A notícia da expansão foi recebida com entusiasmo pelo prefeito de Açailândia, Aluísio Sousa. "A parceria entre estado e prefeitura é motivo de alegria. O hospital é um bem público que se mostra como obra de grande relevância para o nosso município e região," disse.

"A visita do secretário ressalta a preocupação em saber as nossas principais demandas. Entre os nossos atendimentos mais realizados estão os de clínica médica, bem como cirurgias de hérnias, vesícula, entre outras especialidades de média complexidade," destacou o diretor clínico do hospital, Whagner Figueiredo.

Atendimento Exemplar:

Clemencita Santana, acompanhando a filha Adna Costa, de 22 anos, elogiou o atendimento durante a consulta com um endocrinologista no Hospital Regional. "Aqui no regional é tudo maravilhoso, não tenho o que reclamar. Os profissionais, principalmente eles, são sempre muito cordiais e as áreas que precisamos as encontramos com facilidade," comentou.

"Esta já é a terceira vez que sou atendida aqui e o que mais gosto é a organização, adequado e que traz para a sua população um atendimento de qualidade," acrescentou Adna.

Histórico e Estatísticas:

Inaugurado pelo Governo do Maranhão em 29 de junho de 2022, o Hospital Regional de Açailândia tornou-se referência para os municípios de Bom de Jesus das Selvas, Itinga, Cidelândia, Buriticupu, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios e Açailândia. Desde a inauguração, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 176.773 atendimentos na unidade.

Somente em 2023, mais de 127.184 atendimentos foram realizados, incluindo mais de 11 mil consultas médicas, 41.252 consultas multidisciplinares e mais de 73.353 atendimentos em Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT). Em janeiro de 2024, a unidade já contabilizou 1.916 atendimentos a pacientes.

A estrutura oferece atendimento especializado em diversas áreas, como ortopedia, cirurgia geral, gastroenterologia, cardiologia (+ECO, +ECG), neurocirurgia/neurologia e endocrinologia. Além disso, realiza exames de ultrassom, ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, tomografia, raio-x e possui um posto de coleta de laboratório.

A expansão incluirá novos leitos de UTI, clínica médica e cirúrgica, reforçando ainda mais o compromisso em oferecer atendimento de qualidade à população da Região Tocantina.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp