Portal Emaranhense Publicidade 728x90
12/01/2024 às 16h20min - Atualizada em 12/01/2024 às 16h20min

Governo do Maranhão encerra as atividades da Formação Inicial 2024 Mais Integral

Mais de 100 novas escolas de tempo integral serão implantadas no estado em 2024

Da Redação
Secom
(Foto: Gilson Ferreira)
Para promover a política de educação integral em regime de colaboração com os municípios, o Governo do Maranhão realizou a Formação Inicial 2024 Mais Integral. O evento, que foi aberto no dia 9 foi encerrado nesta sexta-feira (12), no Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, no bairro Cohab, em São Luís, reuniu representantes das prefeituras e a equipe técnica do Governo do Estado. O governador em exercício Felipe Camarão participou da cerimônia. Mais de 100 novas escolas de tempo integral serão implantadas no estado em 2024.

A Formação Inicial 2024 Mais Integral visa o fortalecimento das equipes municipais de implantação Mais Integral, com foco na apropriação do modelo pedagógico e do modelo de gestão escolar das unidades Mais Integral no estado.

“Ao longo desses quatro dias de formação, nós trocamos experiência com as prefeituras, secretários municipais, técnicos e secretarias. Fizemos questão de fazer este evento em uma escola em tempo integral, mostrando para as prefeituras como é o modelo adotado pelo estado. Esse assessoramento vai ser fundamental para que a gente possa expandir as escolas de tempo integral e a educação de tempo integral no Maranhão”, afirmou o governador em exercício Felipe Camarão.

A formação é realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral. “Estamos acompanhando todos municípios na implantação do Programa Mais Integral. Estamos realizando formação para mais de 130 municípios, que estão sendo acompanhados pela Seduc”, ressaltou o secretário adjunto Delmar Matias.

A agenda formativa trabalhou com uma pauta estruturada de palestras, com orientações para implementação da política de educação em tempo integral nas redes municipais, e também pautas de planejamento estratégico e aprofundamento do modelo institucional Mais Integral.

A técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Mata Roma, Simone Mendes, disse que a formação vai permitir que o município implante o ensino integral de forma mais eficaz. “Mata Roma vai ter escolas de tempo integral a partir deste ano. É um modelo de ensino diferente do que estamos acostumados. Com essa parceria com o Governo do Maranhão os municípios ficam melhor preparados para fazer o ensino integral dar certo”, comentou.

Programa Mais Integral

O Programa Mais Integral foi criado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o intuito de conceder apoio técnico-financeiro a municípios, para estimular a implantação de escolas em tempo integral nas redes municipais.

A ação do governo visa o fortalecimento do regime de colaboração entre a Seduc e as secretarias municipais de educação, para promover a melhoria do fluxo escolar e a elevação dos indicadores educacionais em todo território maranhense.

Escolas de tempo integral

Atualmente, o Maranhão tem 94 escolas de tempo integral, mas este número vai mais do que dobrar em 2024, pois o Governo do Maranhão, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, vai implantar 106 novas escolas do tipo até o fim do ano.

Esta ampliação será possível porque Governo do Maranhão aderiu ao Programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal, que consiste em incentivar a criação de matrículas em tempo integral na Educação Básica, por meio de assistência técnica e financeira da União aos estados e municípios que aderirem ao programa.

O Programa Escola em Tempo Integral foi lançado em julho de 2023 e investirá R$ 4 bilhões nesta modalidade de ensino. O objetivo do investimento é ampliar em 1 milhão o número de matrículas em todo o país. Os 217 municípios maranhenses já aderiram ao programa.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp