Portal Emaranhense Publicidade 728x90
11/01/2024 às 08h45min - Atualizada em 11/01/2024 às 08h45min

Trabalho Jovem: parceria estadual com empresa garante primeiro emprego para 1 mil jovens maranhenses

O secretário Sebastião Madeira ressaltou o compromisso do Governo do Estado em garantir postos de trabalho aos maranhenses

Da Redação
Programa Trabalho Jovem garante primeiro emprego para 1 mil jovens maranhenses (Foto: Alfredo Barros)
O programa Trabalho Jovem, do Governo do Maranhão, executado pela Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), vem rendendo resultados positivos aos jovens maranhenses. Prova disso é a parceria realizada esta semana entre a secretaria e a empresa de call center ELO Contact Center, que contratará, para o primeiro emprego, 1 mil jovens do banco de dados do programa. 

“Em 2023, através do Trabalho Jovem, garantimos 2.500 vagas de estágio para jovens de 17 a 25 anos. Durante seis meses, esses estagiários tiveram a oportunidade de trabalhar em órgãos públicos e empresas privadas e ganhar experiência para o mercado de trabalho, alguns já foram até efetivados. E agora, seguindo a orientação do governador Carlos Brandão de oportunizar emprego e renda para os maranhenses, estamos estreitando laços com empresas, para que aproveitem esses profissionais oriundos do nosso banco de dados”, comentou o secretário Júnior Marreca. 

Nesta quarta-feira (10), cerca de 500 jovens participaram do recrutamento organizado pela Seinc e pela ELO, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em um processo que compreendeu 3 etapas: teste de conhecimentos gerais, teste de digitação e, por último, entrevista.

“É uma oportunidade única para nós. No meu caso, sou do interior e vim pra estudar aqui e o programa Trabalho Jovem foi a primeira porta para que eu pudesse ter uma experiência no mercado de trabalho. Agora, estou em busca de uma nova oportunidade e, dessa vez, uma contratação”, comentou a candidata a vaga de emprego, Krigina Aguiar, que é estudante de Direito. 

O secretário Sebastião Madeira ressaltou o compromisso do Governo do Estado em garantir postos de trabalho aos maranhenses. “O que vemos aqui é o Governo ajudando a realizar uma seleção de jovens para uma empresa privada que está crescendo e expandindo no estado. E o nosso governador Carlos Brandão tem demonstrado atenção especial com essa pauta, prova disso é que pelo décimo primeiro mês seguido o Maranhão é o estado que mais oportuniza vagas de trabalho no país”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil. 

Sobre o Trabalho Jovem

Criado por meio da Lei nº 11.384/2020 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 36.486/2021, o programa Trabalho Jovem é uma iniciativa voltada para a geração direta de oportunidades a jovens maranhenses. Estímulo à inserção no mercado de trabalho, o programa teve a sua continuidade garantida pela Lei nº 11.867/2022, gerando mais oportunidades aos jovens maranhenses.

No ano passado, o programa Trabalho Jovem ofertou 2.500 vagas de estágio com bolsa de R$ 600 para jovens de 17 a 25 anos, cursando o ensino médio, técnico ou superior, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou educação especial, distribuídas em órgãos públicos estaduais e no setor privado. Para muitos, foi a primeira oportunidade de inserção no mercado de trabalho.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp