Portal Emaranhense Publicidade 728x90
17/12/2023 às 10h32min - Atualizada em 17/12/2023 às 10h32min

O mundo na época de Jesus: economia, agricultura e geografia

Jesus viu a luz na Galileia, uma região que fazia parte do vasto Império Romano

Da Redação
(Foto: Reprodução/Internet)
Em um período há dois mil anos, um homem chamado Jesus foi sentenciado à morte e crucificado nas cercanias de Jerusalém, marcando um evento reverenciado por mais de 2 bilhões de cristãos como a ressurreição, celebrada anualmente no domingo de Páscoa.

O Contexto Geográfico e o Império Romano

Jesus viu a luz na Galileia, uma região que fazia parte do vasto Império Romano, estendendo-se por todo o entorno do Mediterrâneo, incorporando partes da Europa, África e Ásia, abrigando uma população colossal de 50 milhões de habitantes. Em um cenário onde cidades como Roma, com 1 milhão de habitantes, Alexandria com 700 mil, e Antióquia com 300 mil, prosperavam como centros de cultura e poder.

A Economia da Época e a Vida Cotidiana

A economia da Galileia, onde Jesus passou seus primeiros anos, era amplamente agrícola. As famílias habitavam vilarejos e cultivavam pedaços de terra ao redor, com propriedades médias de sete hectares. Culturas como grãos, oliveiras e legumes eram comuns, assim como vinhedos que demandavam vigilância contra ladrões.

Além da agricultura, outros ofícios sustentavam a sociedade da época. O pastoreio, predominantemente de animais menores como ovelhas e cabras, era uma atividade comum, enquanto a pesca, vital na Galileia, explicava a presença de pescadores entre os discípulos de Jesus. A apicultura também se destacava, com criadores de abelhas para a produção de mel.

Ofícios manuais eram herdados de geração em geração, abrangendo ferreiros, oleiros, tecelões, marceneiros, pedreiros e curtidores, estes últimos muitas vezes trabalhando fora dos povoados devido ao odor peculiar do couro.

As Classes Sociais na Galileia Antiga

As classes sociais delineavam-se em alta, média e baixa. A classe alta compreendia a nobreza sacerdotal, altos funcionários, latifundiários e grandes comerciantes. A classe média incluía pequenos proprietários rurais, artesãos e comerciantes. Por fim, a classe inferior era constituída por escravos e jornaleiros, estes últimos trabalhando nas terras alheias.

Nesse contexto histórico, as tradições, ocupações e desafios cotidianos de Jesus emergem, lançando luz sobre o homem por trás da figura divina, vivendo em uma época de complexidades sociais e econômicas, cujo legado ressoa até os dias atuais.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp