Portal Emaranhense Publicidade 728x90
17/02/2020 às 10h27min - Atualizada em 17/02/2020 às 10h27min

Serviço Travessia completa quatro anos com 111 mil viagens realizadas

Neste mês de fevereiro o Serviço Travessia completa quatro anos. Projeto do Governo do Estado do Maranhão desenvolvido pela Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), o Travessia oferece serviço de transporte gratuito porta a porta que possibilita o acesso a serviços de saúde, educação, trabalho e lazer para pessoas com deficiência, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas, além de idoso e pessoas hipossuficientes.

Nesses quatro anos, cerca de 62 mil pessoas foram atendidas pelo Travessia realizando quase 111 mil viagens. Com 3.349 pessoas cadastradas o projeto já está inserido em 43 cidades do Estado, nas três modalidades existentes: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade e Travessia Saúde.

“O Governo do Maranhão tem avançado bastante nas políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. Nesse sentido, o Serviço Travessia vem garantindo dignidade e cidadania, tirando essas pessoas da invisibilidade, proporcionando mais qualidade de vida a esse público. Já conseguindo expandir esse belo trabalho para mais de 40 cidades do Estado e estamos trabalhando, fazendo as parcerias necessárias, para levar o Travessia para o máximo de cidades possíveis”, disse Lawrence Melo, presidente da MOB.

Bloco do Travessia

Em 2020, será realizada a segunda edição do Bloco do Travessia. Idealizado no âmbito do Serviço, o Bloco do Travessia dá a oportunidade para as pessoas com deficiência participarem ativamente das festividades do período momesco.

Com o Bloco do Travessia, os usuários participam da programação do Carnaval do Maranhão garantindo acesso ao lazer e a cultura, disponibilizando para esse público alegria e diversão, dando dignidade e visibilidade às pessoas com deficiência.

“O governo do Estado do Maranhão está fortalecendo ainda mais a participação e a inclusão das pessoas com deficiência no Carnaval, compreendendo que essa interação é importante e proporciona momentos de lazer e alegria, um direito também das pessoas com deficiência”, disse a coordenadora do Serviço Travessia, Cricielle Muniz.

Expansão

Implantado em 2016, o Serviço Travessia está presente hoje em 43 cidades do Estado do Maranhão em três modalidades: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade e Travessia Saúde.

No início do ano, foi implantado na regional de Itapecuru-Mirim, o Serviço Travessia Saúde, que compreende os municípios de Anajatuba, Arari, Belágua, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Matões, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande e Vitória do Mearim.

O Travessia Saúde é um transporte gratuito oferecido pelo Governo do Estado do Maranhão com o objetivo de viabilizar o deslocamento dos usuários com maior nível de vulnerabilidade socioeconômica da porta da sua residência até a Policlínica de Matões assegurando assim o acesso ao tratamento de saúde dessas pessoas hipossuficientes.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h, em três vans com capacidade para sete pessoas e um acompanhante por paciente, e é exclusivo para atendimento de demandas por tratamento de saúde não emergencial – o usuário terá direito a uma viagem diária.

Com informações da Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp