Portal Emaranhense Publicidade 728x90
15/05/2019 às 11h27min - Atualizada em 15/05/2019 às 11h27min

Cidades brasileiras manifestam hoje (15) contra bloqueios na educação.

Na manhã desta quarta-feira (15), diversas cidades brasileiras iniciaram as manifestações contra o bloqueio de recursos para a educação, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Em vários estados, Universidades e escolas também tiveram paralisações e registraram atos pacíficos.

Organizações ligadas a movimentos estudantis, sociais e a partidos políticos e sindicatos convocaram a população para uma paralisação nacional de um dia, contra os cortes nas verbas da educação anunciadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.

Em abril, o MEC divulgou que todas as Universidades e Institutos Federais teriam bloqueio de recursos. Já em maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou sobre a suspensão da concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

Ainda de acordo com o Ministério, o bloqueio é de quase 25% das chamadas despesas discricionárias, aquelas consideradas não obrigatórias, que incluem gastos como contas de água, luz, compra de material básico, contratação de terceirizados e realização de pesquisas.

O valor total contingenciado, considerando todas as universidades, é de R$ 1,7 bilhão, ou 3,43% do orçamento completo, incluindo despesas obrigatórias.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp