Portal Emaranhense Publicidade 728x90
13/11/2018 às 11h39min - Atualizada em 13/11/2018 às 11h39min

Flávio Dino decreta “lei do sigilo” em escolas Estaduais do Maranhão.

- Redação

Na véspera da votação do projeto escola sem partido na câmara dos deputados, o governador reeleito do Maranhão, Flávio Dino, editou decreto instituindo escolas com liberdade e sem censura no Estado. O anuncio foi feito em suas redes sociais.  

O decreto, com pouco mais de uma página, tem o objetivo de garantir direitos que já são previstos na Constituição Federal e seguidos na maioria absoluta de todas as instituições de ensino do Estado.

O artigo 1º do decreto, estabelece que estudantes, professores e funcionários são livres para expressar pensamento e opiniões. Já o artigo 2º exige da Secretaria de Estado da Educação o cumprimento do artigo 206 da Constituição Federal que garante a “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento arte e o saber”. Pelo decreto fica proibido no ambiente escolar cercear opiniões por meio de violência ou ameaças, e qualquer pressão que represente violação aos princípios constitucionais de liberdade no ambiente escolar. O dispositivo prever ainda, a proibição caso não haja a autorização de gravações dentro de salas de aula e durante atividades de ensino.

Nota

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) afirma que a medida dispõe sobre as garantias constitucionais no ambiente escolar da rede estadual tais como: “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”, bem como dos princípios legais previstos na lei de diretrizes e bases da educação nacional, portanto, não “estipula o sigilo dentro das salas de aula”. Ainda segundo a nota, as eventuais violações no ambiente escolar devem ser encaminhadas pelos gestores à SEDUC, a quem compete as medidas cabíveis.

Saiba mais desta e de outras notícias em emaranhense.com.br ou acesse nosso facebookVocê pode enviar a sua denúncia para nosso e-mail jornalismo@emaranhense.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp