Portal Emaranhense Publicidade 728x90
14/08/2018 às 11h33min - Atualizada em 14/08/2018 às 11h33min

Maranhão tem 2ª maior taxa de morte por parto no Brasil

- Redação

O número mulheres que morreram em decorrência do parto no Estado do Maranhão aumentou. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estado tem a segunda maior taxa do país com 122 mulheres para cada 100 mil nascimentos.

De acordo com dados divulgados pela OMS, cinco mulheres morrem por dia no Brasil vítimas da mortalidade materna em decorrência de complicações da gravidez, parto ou pós-parto. Em 2015, a taxa era de 62 mortes por 100 mil nascidos vivos, mas em 2016 voltou a avançar em 16 estados e a média nacional atingiu 64,4.

Entre as principais causas da mortalidade materna estão hipertensão, diabetes, infecções, que incluem doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), hemorragias e abortos provocados.

Ao ser questionada sobre a situação no Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que está realizando coletas dos dados nos municípios maranhenses e após a finalização os números passarão por uma análise.

Saiba mais desta e de outras notícias em emaranhense.com.br ou acesse nosso facebookVocê pode enviar a sua denúncia para nosso e-mail jornalismo@emaranhense.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp