Portal Emaranhense Publicidade 728x90
06/06/2018 às 11h51min - Atualizada em 06/06/2018 às 11h51min

Retomada as negociações sobre o uso da base de Alcântara pelos Estados Unidos

- Redação

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, anunciaram após reunião realizada nesta segunda-feira (4), a retomada das negociações para um Acordo de Salvaguarda Tecnológica (AST) que permitirá a utilização da Base de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, pelos Estados Unidos.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a ideia existe desde o governo de Fernando Henrique Cardoso e as negociações devem começar ainda neste mês, mas ainda não há um prazo final para a conclusão.

O ministro Aloysio Nunes esclareceu que a AST é um acordo recíproco que resguarda a propriedade tecnológica e intelectual de ambos os países. A forma como isso será feito ainda está em discussão.

Além disso, segundo o Ministério, o Brasil não perde a propriedade da base de Alcântara, que interessa a vários países devido a sua posição perto da linha do Equador e proporciona economia de combustível para o lançamento de satélites.

Saiba mais desta e de outras notícias em emaranhense.com.br ou acesse nosso facebookVocê pode enviar a sua denúncia para nosso e-mail jornalismo@emaranhense.com.br

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp