Portal Emaranhense Publicidade 728x90
12/07/2017 às 14h55min - Atualizada em 12/07/2017 às 14h55min

Lula é condenado a nove anos e seis meses de prisão.

Informações | noticias@band.com.br

Segundo as investigações, o ex-presidente teria recebido R$ 3,7 milhões de propina provenientes de contratos entre a empreiteira OAS e a Petrobras. O apartamento seria parte do pagamento.

A denúncia contra Lula foi apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) em setembro do ano passado. Na ocasião, o órgão ainda sugeriu o pagamento de uma multa no valor de R$ 87 milhões.

Também são réus neste caso o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, os executivos da empresa Agenor Franklin Medeiros, Paulo Gordilho, Fábio Yonamine e Roberto Ferreira, e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto. Todos são acusados de lavagem de dinheiro e corrupção ativa. A ex-primeira-dama Marisa Letícia teve o nome excluído da ação após a sua morte, em fevereiro passado. 

Lula foi condenado em primeira instância pelo juíz federal Sérgio Moro e poderá recorrer em liberdade. Em sua decisão, Moro afirmou que a detenção de um ex-presidente envolve "traumas". 

Veja um trecho da sentença:

"Entre os crimes de corrupção e de lavagem, há concurso material, motivo pelo qual as penas somadas chegam a nove anos e seis meses de reclusão, que reputo definitivas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entretanto, considerando que a prisão cautelar de um ex-presidente da República não deixa de envolver certos traumas, a prudência recomenda que se aguarde o julgamento pela Corte de Apelação antes de se extrair as consequências próprias da condenação. 

Assim, poderá o ex-presidente Lula apresentar a sua apelação em liberdade."

A defesa do ex-presidente ainda não se manifestou. 

 

Saiba mais desta e de outras notícias em emaranhense.com.br ou acesse nosso facebookVocê pode enviar a sua denúncia para nosso e-mail jornalismo@emaranhense.com.br e também para nosso whatsapp -(98)98739-7762.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp