08/05/2017 às 15h20min - Atualizada em 08/05/2017 às 15h20min

Veja como o seu time chega para o Brasileirão

Com o término da maioria dos Estaduais, foco agora é no Nacional

esporte.band.uol.com.br

Com o término da maioria dos Estaduais pelo país, as equipes agora passam a focar seus esforços no Campeonato Brasileiro, que começa no próximo fim de semana.

Mas como chegam as equipes para a disputa? O que esperar? O Portal da Band fez um resumão sobre situação de cada umas das 20 equipes que disputam a elite do futebol brasileira. Confira abaixo

Atlético-GO

Colocação em 2016: campeão da Série B

Estadual: semifinalista

Briga por: permanência na Série A

Eliminado na semifinal do Goiano deste ano, o Atlético-GO aposta na continuidade do trabalho do técnico Marcelo Cabo, há um ano na equipe, para tentar surpreender e permanecer na Série A. O jogador mais conhecido do Dragão é o atacante Walter, ex-Inter, Goiás e Atlético-PR.

Atlético-MG

Colocação em 2016: 4º

Estadual: campeão

Briga por: título

Difícil imaginar diferente: o Galo vai voltar a brigar pelo título brasileiro em 2017. O elenco é forte, um dos mais caros do Brasil, tem duas grifes importantes na frente – Robinho e Fred – e um técnico, Roger Machado, que já mostrou o que tem potencial. O título mineiro aumentou a confiança.

Atlético-PR

Colocação em 2016: 6º

Estadual: vice-campeão

Briga por: Libertadores

O objetivo do Atlético-PR é tentar terminar nas primeiras colocações do Brasileirão como fez  no ano passado. O grande empecilho nesta temporada será conciliar o campeonato nacional com a Libertadores. O técnico Paulo Autuori conta com o experiente atacante Grafite para se manter equilibrado.

Avaí

Colocação em 2016: 2º na Série B

Estadual: vice-campeão

Briga por: permanência na Série A

Com um elenco modesto, o Avaí disputa o Brasileirão para permanecer na elite. Vice-campeão catarinense, o Leão mescla jovens promessas com atletas experientes, casos do zagueiro Betão, ex-Corinthians, e do meia e capitão Marquinhos, ex-Santos. Claudinei Oliveira é o treinador da equipe.

Bahia

Colocação em 2016: 4º na Série B

Estadual: Vice-campeão

Briga por: Sul-Americana

O Bahia aposta em um elenco com jogadores rodados em seu retorno à elite do futebol Brasileiro. O time de Guto Ferreira tem caras conhecidas em seu plantel, como os ex-palmeirenses Armero, Mateus Sales, Régis e Allione, o ex-corintiano Gustavo e o ex-flamenguista Hernane Brocador.

Camilo marcou o primeiro gol do Botafogo na Colômbia
Camilo é um dos destaques do Botafogo (Foto: Fredy Builes/Reuters)

Botafogo

Colocação em 2016: 5º

Estadual: semifinalista

Briga por: Libertadores

Em 2016, o Botafogo quebrou a banca, indo de “barbada” para o rebaixamento a classificado para a Libertadores. A base do ano passado está mantida, e Sassá parece ciente da sua importância ao time. Jair Ventura deve ter mais reforços para tentar repetir o feito. A diferença é que agora o Botafogo já está mais manjado. Pode voltar a brigar por vaga na Libertadores.

Chapecoense

Colocação em 2016: 11º

Estadual: campeã

Briga por: Sul-Americana

O que vier é lucro para um time que viveu uma tragédia da magnitude da ocorrida no ano passado. A remontagem do elenco foi turbulenta e não contou com muito da ajuda prometida. Mas o clube vai, aos poucos, se reconstruindo. A reta final do Catarinense, com título, foi animadora. O prudente seria dizer que a Chape tenta só se manter na Série A, mas não seria surpresa se voltasse a ficar no meio da tabela.

Romero, do Corinthians, beija a taça do Campeonato Paulista
Corinthians, de Romero, surpreendeu no Paulista (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Corinthians

Colocação em 2016: 7º

Estadual: campeão

Briga por: Libertadores

O Corinthians chega motivado ao Campeonato Brasileiro e para brigar pelo título. Tudo graças ao título do Paulistão sobre a Ponte Preta. A conquista dá segurança ao time e ao técnico Fábio Carille, que começaram o ano sob desconfiança.

Coritiba

Colocação em 2016: 15º

Estadual: campeão

Briga por: Sul-Americana

O Coritiba chega entusiasmado para a disputa do Campeonato Brasileiro após a conquista do título paranaense. O Coxa quer esquecer os últimos anos, quando sofreu para escapar do rebaixamento. O clube aposta na experiência do atacante Kleber Gladiador e do meia Anderson.

Cruzeiro

Colocação em 2016: 12º

Estadual: vice-campeão

Briga por: título

O Cruzeiro tenta esquecer o vice-campeonato mineiro diante do rival Atlético-MG e apagar a campanha do ano passado, quando a Raposa chegou a liderar o campeonato, mas terminou na 12ª colocação. O time conta com a experiências de Thiago Neves  e Rafael Sóbis para dar a volta por cima.

Guerrero marcou o gol de empate e se isolou na artilharia do Campeonato Carioca
Guerrero foi o artilheiro do Carioca (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)

Flamengo

Colocação em 2016: 3º

Estadual: campeão

Briga por: título

Se o Flamengo de 2016 já era bom, a versão deste ano é ainda melhor. O time ganhou reforços, se encorpou e mostra estar pronto para fazer mais um grande Brasileirão. E ainda pode ter novidades no elenco – fala-se em Everton Ribeiro. Mas o início no Brasileirão pode depender do desempenho na Libertadores. Candidato ao título.

Fluminense

Colocação em 2016: 13º

Estadual: vice-campeão

Briga por: Libertadores

O Flu passou boa parte de 2016 no meio da tabela. Agora a torcida quer mais – de preferência, uma vaga na Libertadores. Abel Braga montou um time jovem e muito veloz, que costuma terminar os jogos sobrando no aspecto físico. Na maratona do Brasileirão, isso pode ser um diferencial. A volta de Scarpa será decisiva – isso se o meia permanecer nas Laranjeiras.

Grêmio

Colocação em 2016: 9º

Estadual: semifinalista

Briga por: Libertadores

O Grêmio entra no Campeonato Brasileiro para esquecer o Campeonato Gaúcho e tentar uma vaga na Libertadores do próximo ano. Sexto colocado no Brasileirão do último ano, o Tricolor foi eliminado na semifinal do Estadual. A equipe de Renato Gaúcho aposta no atacante Lucas Barrios para surpreender no Nacional.

Elenco do Palmeiras reunido na Bolívia
Início turbulento causou queda de Eduardo Baptista (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras)

Palmeiras

Colocação em 2016: campeão

Estadual: semifinalista

Briga por: título

A mudança da treinador – Cuca no lugar de Eduardo Baptista – promete ser positiva para o Palmeiras. O técnico campeão brasileiro conta com o apoio de grande parte da torcida, o que não ocorria com o ex-treinador, que não conseguiu implantar um futebol vistoso com tantas estrelas em mãos. O Verdão briga pelo bicampeonato.

Ponte Preta

Colocação em 2016: 8º

Estadual: vice-campeã

Briga por: Sul-Americana

O vice-campeonato paulista dá confiança para a Ponte Preta, que conta com o reforço do experiente Emerson Sheik. No entanto, a saída de William Pottker enfraquece a equipe e coloca a Macaca na briga para escapar do rebaixamento.

Santos

Colocação em 2016: vice-campeão

Estadual: quartas de final

Briga por: título

Depois de um bom Campeonato Brasileiro em 2016, o Santos parece ainda não ter se encontrado nesta temporada. Eliminado nas quartas de final do Paulistão, o Peixe também não demonstrou um grande futebol na Libertadores. Muito criticado, Dorival Júnior inicia a competição sob desconfiança, e a sua equipe deve brigar novamente por uma vaga na competição continental.

Ceni negou atrito entre sua dupla de zaga
Ceni está em seu primeiro ano como técnico (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)

São Paulo

Colocação em 2016: 10º

Estadual: semifinalista

Briga por: Libertadores

Eliminado na semifinal do Paulistão, o São Paulo quer mudar a má impressão que ficou no Estadual, assim como no Brasileiro do último ano. Para isso, o técnico Rogério Ceni testou novas formações e jogadores para começar bem o Nacional. A expectativa é de o Tricolor brigar por uma vaga na Libertadores.

Sport

Colocação em 2016: 14º

Estadual: em andamento

Briga por: Sul-Americana

O Sport ainda disputa com o Salgueiro o título do Campeonato Pernambucano. O comando é do técnico Ney Franco.  A equipe pernambucana conta com a experiência do meia Diego Souza, da Seleção Brasileira, e também do atacante André e do meia Ritchelly.

Vasco

Colocação em 2016: 3º na Série B

Estadual: semifinalista

Briga por: Sul-Americana

Depois de dois rebaixamentos em três temporadas, tudo que a torcida quer, a princípio, é um ano sem dramas. O início do ano foi pouco animador, e o time, ainda cheio de veteranos como Nenê e Luís Fabiano, parece sem fôlego para a maratona do Brasileirão – ainda que a chegada do técnico Milton Mendes tenha melhorado um pouco o cenário. Briga para não cair.

Vitória

Colocação em 2016: 16º

Estadual: Campeão

Briga por: Sul-Americana

Campeão baiano, o Vitória chega no Brasileirão sem comando definido. O time chegou ao título estadual sob a batuta de Wesley Carvalho, que assumiu na segunda-feira passada, no lugar de Argel Fucks. Funcionário do clube há 16 anos, o interino comanda um elenco com atletas conhecidos, como o meia Cleiton Xavier e os atacantes André Lima e Kieza.

Informações | esporte.band.uol.com.br

Saiba mais desta e de outras notícias em emaranhense.com.br ou acesse nosso facebookVocê pode enviar a sua denúncia para nosso e-mail jornalismo@emaranhense.com.br e também para nosso whatsapp -(98)98739-7762.

Link
Comentários »
Notícias Relacionadas »
ss