Portal Emaranhense Publicidade 728x90
23/01/2017 às 17h41min - Atualizada em 23/01/2017 às 17h41min

Sisu 2017: IFMA oferta 1.680 vagas em cursos de nível superior.

Na primeira edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada, o Instituto oferta 19 opções de curso em 14 cidades.

- Redação | Judson Carvalho
Emaranhense.com,com informações do IFMA
Foto:Divulgação

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está oferecendo 1.680 vagas em cursos de nível superior por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu 2017), do Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção utilizará como critério de classificação o desempenho dos candidatos no Enem 2016. As inscrições no sistema deverão ser realizadas de 24 a 27 de janeiro, no site do Sisu (clique aqui para acessar).

Nesta edição do Sisu, o Instituto oferta cursos de graduação nas cidades de Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Codó, Imperatriz, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís (nos campi Centro Histórico, Maracanã e Monte Castelo), São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca.

Os cursos ofertados são os bacharelados em Administração, Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Industrial Elétrica, Engenharia Industrial Mecânica, Sistemas de Informação e Zootecnia; as licenciaturas em Artes Visuais, Biologia, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Física, Matemática e Química; e as graduações tecnológicas em Alimentos, Construção de Edifícios, Gestão de Turismo e Gestão Pública.

O resultado da chamada regular deverá ser divulgado no site do Sisu no dia 30 de janeiro. Os candidatos aprovados deverão efetuar a matrícula no IFMA nos dias 3, 6 ou 7 de fevereiro de 2017. A documentação exigida no momento das matrículas consta no Edital nº 01/2017 da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN).

Clique aqui para ter acesso aos editais e documentos referentes ao Sisu 2017.

Sistema de cotas – Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas vagas, metade será reservada aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio e a outra metade será reservada aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado Ensino Médio em escolas públicas. Em ambos os casos, também são reservadas vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, levado em conta o percentual mínimo correspondente ao último censo demográfico no Estado. O Instituto reserva ainda, em cada curso, 5% das vagas para os candidatos com deficiência.

Lista de Espera – As vagas eventualmente remanescentes depois da chamada regular do Sisu serão preenchidas por meio de uma Lista de Espera disponibilizada pelo sistema. Para isso, o candidato precisará obrigatoriamente confirmar o interesse na vaga na plataforma do Sisu de 30 de janeiro a 10 de fevereiro. O IFMA irá publicar um edital contendo os procedimentos, normas e cronograma para a realização das convocações feitas a partir da lista de espera.

Saiba mais desta e de outras notícias em emaranhense.com.br ou acesse nosso facebookVocê pode enviar a sua denúncia para nosso e-mail jornalismo@emaranhense.com.br e também para nosso whatsapp -(98)98739-7762 .


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp