Portal Emaranhense Publicidade 728x90
08/08/2013 às 09h26min - Atualizada em 08/08/2013 às 09h26min

Detran-MA promove ação educativa no Dia Mundial do Pedestre

A data é para alertar o pedestre de que é preciso ficar atento ao atravessar a rua e para comemorar as atitudes prudentes

Detran
Nesta quinta-feira (8 de agosto) é comemorado o Dia Internacional do Pedestre e o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) prossegue com a programação da campanha educativa “No trânsito, todo mundo é pedestre”. O objetivo é chamar a atenção e alertar motoristas e pedestres para os cuidados e respeito que se deve ter na travessia da faixa de pedestres.
 
A equipe de Educação para o Trânsito do Detran-MA dará continuidade a ação, nesta quinta-feira (8), em dois pontos de São Luís onde há um grande fluxo de pedestres. Pela manhã, a partir das 7h, na Avenida Colares Moreira, na faixa de pedestres em  frente ao Supermercado Bom Preço, no bairro Renascença.
 
A partir das 17h, a campanha é voltada a pedestres e motoristas que trafegam nas proximidades do Tropical Shopping.
A ação conta com a presença do mascote do Detran-MA, “Sinalito”, que vem chamando a atenção dos motoristas e pedestres para a responsabilidade no trânsito, além da distribuição de material educativo na forma de ventarolas para pedestres e motoristas; marcadores de texto no formato de miniatura do mascote para estudantes e sacolas lixocar para os motoristas.
 
Para o estudante Mateus Serra, há uma grande dificuldade na hora de atravessar a rua para chegar até a escola. “Na maioria das vezes os motoristas não param, e quando estamos atrasados e ninguém para, o jeito é atravessar correndo”, afirmou o estudante.
 
Já a bibliotecária Helena Soares, mãe de duas crianças, os motoristas deveriam sempre agir com educação independente de ter fiscalização ou não. “A movimentação é grande no horário de pico. Hoje, todos estão parando por causa da campanha, mas eu acho que essa atitude deveria ocorrer todos os dias e não apenas quando acontece alguma campanha ou fiscalização,” declarou.
 
A campanha, que conta com o apoio do Policiamento Rodoviário Independente (CPRVind), Policia Militar do Maranhão (PMMA) e Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), têm agradado principalmente os pedestres. “O Detran está de parabéns pela campanha, todos os dias venho deixar meu filho na escola e na maioria das vezes os motoristas não param, hoje antes de chegar na faixa eles já estavam parando os carros”, ressaltou Amanda Pereira, agente de pesquisa.
 
Para o diretor geral do Detran-MA, André Campos, a data é para alertar o pedestre de que é preciso ficar atento ao atravessar a rua e para comemorar as atitudes prudentes. “Parabéns aos pedestres por este dia dedicado exclusivamente para eles. É preciso honrar esta data e ter sempre atenção nas travessias. Lembrando que não se deve esperar apenas pelo motorista, é necessário que o pedestre também esteja seguro de que é a hora certa de atravessar e que o motorista está vendo ele”.
 
Na segunda-feira (5), a campanha foi iniciada em frente a escola Margarida Pires Leal, no bairro Alemanha, e no Colégio Santa Teresa, no centro. Na terça-feira (06/08) a ação percorreu as escolas Crescimento e Reino Infantil, no bairro Renascença. Na quarta-feira (7), a ação educativa aconteceu nas faixas de pedestres que ficam em frente ao Colégio Master e da Unidade Integrada Governador Archer no bairro Filipinho.
 
 Atropelamentos
 
De acordo com dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), da Secretaria de Estado da Segurança Pública somente no primeiro semestre de 2013, foram registradas a morte de 20 pedestres por atropelamentos na ilha de São Luís. Apesar de o número parecer pequeno, diariamente acontecem inúmeros acidentes não fatais envolvendo pedestres.
 
Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram atendidos pelos socorristas do serviço de emergência, até julho deste ano, 431 vítimas de atropelamento na Grande São Luís. Deste total, 253 foram atropeladas por carros, 136 por motocicletas, 29 por ônibus, 8 por caminhão e 5 por bicicleta. Em 2012, o registro de atendimentos chegou a 787 vítimas de atropelamento.
 
Dicas de segurança para o pedestre minimizar os riscos de acidentes:
 
- Na hora da travessia, é importante manter contato visual com os motoristas, lembre-se da famosa frase “ver e ser visto”;
 
- Em ruas onde há faixa de pedestres e semáforo, a travessia deve ser realizada pela faixa, quando o sinal para o pedestre for verde;
 
- Em casos em que a faixa é existente, porém o semáforo não, o Art. 70 do CTB estabelece que a preferência sempre será do pedestre, tome cuidado, pois nem todos os motoristas respeitam essa regra, só atravesse com segurança;
 
- Quando não há faixa ou semáforo, o CTB estabelece que a preferência é dos veículos e que o pedestre deve aguardar uma oportunidade adequada de travessia.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp