Portal Emaranhense Publicidade 728x90
12/12/2016 às 17h54min - Atualizada em 12/12/2016 às 17h54min

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, presta homenagem a João Castelo.

Ele foi um grande brasileiro, um grande parlamentar, devotado às grandes questões do Maranhão e do Brasil. Foi uma perda imensurável para o Parlamento de nosso país”, ressaltou Rodrigo Maia.

Por Agência Assembleia-MA

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez questão de vir à São Luís para prestar homenagem ao deputado João Castelo (PSDB-MA), velado na manhã desta segunda-feira (12), no Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão.

“Com a morte de Castelo, perdi um grande amigo, um grande companheiro, com quem aprendi muito. Ele foi um grande brasileiro, um grande parlamentar, devotado às grandes questões do Maranhão e do Brasil. Foi uma perda imensurável para o Parlamento de nosso país”, ressaltou Rodrigo Maia.

Ele informou que a sessão deliberativa do Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, marcada para as 13h desta segunda-feira (12), foi suspensa logo após a abertura em razão da morte do deputado João Castelo. A reunião de líderes que também deveria ocorrer nesta segunda foi cancelada. As votações do Plenário deverão ser retomadas amanhã, terça-feira (13), às 9h.

João Castelo morreu no domingo (11) aos 79 anos em São Paulo, onde estava internado desde o fim de outubro. No quinto mandato como deputado federal, o parlamentar foi também prefeito de São Luís, entre 2009 e 2012, e governador do Maranhão de 1979 a 1982. Entre 1983 e 1991 foi senador.

Antônio Imbassahy lamenta perda

O líder do PSDB na Câmara Federal, deputado Antônio Imbassahy, também participou, na manhã desta segunda-feira, do velório do deputado João Castelo, realizado no Plenário da Assembleia Legislativa. Ele salientou que João Castelo era um dos grandes nomes do PSDB: “Era um grande parlamentar, orgulho de nosso partido, orgulho do Parlamento brasileiro”, frisou Imbassahy.

Ele ressaltou que João Castelo foi um grande realizador. Foi durante seu governo no Maranhão que a ponte Bandeira Tribuzi, o Estádio Castelão (nome alusivo ao próprio governador) e o Sistema Italuís, de abastecimento de água da capital maranhense, foram construídos, assim como os conjuntos habitacionais Maiobão, Cohatrac e Cidade Operária. O Hospital do IPEM (Dr. Carlos Macieira) foi outra obra da gestão.

Em nota de pesar, o PSDB afirmou que João Castelo “trata-se de uma das mais destacadas lideranças do partido, que deixa como legado a seriedade e competência com que exerceu todos os cargos em sua vitoriosa vida pública. Mas deixa especialmente o exemplo insuperável de amor ao seu Maranhão e a sua gente por quem dedicou toda sua vida pública”.

Também participaram do velório, na parte da manhã, os deputados federais Weverton Rocha (PDT), Eliziane Gama (PPS), Juscelino Filho (DEM), Deoclides Macedo (PDT), Zé Carlos (PT),  Pedro Fernandes (PTB) e André Fufuca.

A deputada federal Eliziane Gama manifestou profundo pesar em virtude do falecimento de João Castelo. Ela lembrou a trajetória política e a contribuição de João Castelo para o Maranhão como governador do estado, senador, prefeito de São Luís e deputado federal.

Através das redes sociais, a deputada se solidarizou com a família: “Minhas condolências à família do colega parlamentar e ex-governador João Castelo. Uma dor irreparável. Que Deus conforte sua família neste momento de profundo pesar”.

Nota de Pesar

O deputado Juscelino Filho divulgou nota de pesar da Bancada Federal Maranhense:

É com todo pesar, e em nome da Bancada Federal do Maranhão, que venho manifestar os sentimentos do querido amigo e colega maranhense, João Castelo. Ele parte deixando muitas lições e como político, contribuição importante ao nosso estado e parlamento.  

Palavras faltam para expressar nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda, e os console e lhes dê serenidade para atravessar esta tempestade. A Deus pedimos também que dê ao nosso amigo o merecido repouso eterno em seu reino. Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.

João era natural de Caxias, distante 281 km de São Luís, João Castelo Ribeiro Gonçalves estava no terceiro mandato como deputado federal. Foi prefeito de São Luís entre 2009 e 2012. Antes, governou o Maranhão de 1979 a 1982. Foi também senador de 1983 a 1991.”

Juscelino Filho, coordenador da Bancada Federal do Maranhão

Saiba mais  desta e de  outras notícias em nosso facebook.Você pode enviar a sua denúncia para nosso whatsapp-(98)98739-7762.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp