Portal Emaranhense Publicidade 728x90
05/08/2013 às 10h50min - Atualizada em 05/08/2013 às 10h50min

Inscrições para a Semana Maranhense de Dança começa nesta segunda-feira (5)

As oficinas serão ministradas por professores convidados de outros estados e maranhenses

Secma

A Comissão de Dança do Teatro Arthur Azevedo abre de segunda-feira (5) a 14 de agosto, das 15h às 19h, inscrições para participação e apresentação na VII Semana Maranhense de Dança, edição 2013, que acontece em São Luis, de 3 a 8 de setembro e de 5 a 27 de outubro em oito cidades do interior do estado, numa realização do Teatro Arthur Azevedo, órgão da Secretaria de Estado de Cultura (Secma).

As inscrições darão oportunidades a bailarinos, companhias e grupos de dança coletivos e independentes, em participar gratuitamente de oficinas, cursos, coreografias, intervenções, performances e apresentações de espetáculos que serão mostrados durante o evento em teatros, praças e espaços alternativos da capital maranhense, nos estilos clássico, neoclássico, moderno, contemporâneo, Jazz, balé aéreo, sapateado, danças do ventre, flamenca, de Rua, Afro e de Salão.

Segundo a coordenação do evento serão oferecidas 18 oficinas de dança que acontecerão de 3 a 7 de setembro no Teatro Arthur Azevedo (Salão de Dança e Salão Versátil), Sala de Dança Olinda Saul  e no Espaço Candy. As inscrições serão realizadas na sala da Coordenação da Comissão de Dança do TAA, na Rua Godofredo Viana, 132-Centro-Administração do TAA. As propostas para espetáculos deverão encaminhadas ao mesmo endereço, podendo serem enviadas ainda por e-mail nos endereçosinscricao.oficina@outlook.com e inscricao.trabalho@outlook.com, informações pelo telefone 3218-9900.

As oficinas serão ministradas por professores convidados de outros estados e maranhenses, nos horários da manhã e tarde até às 20h. Os espetáculos serão apresentados nos teatros Alcione Nazareth às 18h, João do Vale às 19h e Arthur Azevedo ás 20h30, com entrada gratuita e retirada de ingressos nas bilheterias dos teatros nos dias dos espetáculos.

Uma das novidades da semana é a programação especial infantil, com espetáculos em duas sessões, direcionados para crianças que serão apresentados no Teatro João do Vale, é uma forma de incentivar a prática da dança entre os pequenos de até 12 anos, informa Abelardo Telles, da coordenação do evento.

A VII Semana Maranhense de dança contará, ainda, na programação com a realização de palestras que abordarão o tema central do evento e uma palestra que enfocará o tema do uso da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, dentro da categoria da dança.

Para as coreografias será determinado um tempo máximo de apresentação, de acordo com cada categoria de apresentação: Solo terá 4 minutos; Duos e Trios 5 minutos e Grupos no máximo seis minutos. “Não haverá número limite de coreografias inscritas por grupos, companhias, coletivos, escolas e bailarinos” informou Eliane Propp, da Comissão de Dança.

Após a etapa de realização em São Luís, em setembro, será a vez da Caravana da Dança realizar atividades no interior do estado, aos sábados e domingos de 5 a 27 do mês de outubro, com participação de coreografias de grupos, companhias, escolas e bailarinos independentes maranhenses. Na programação, após as apresentações e vivências serão realizados bate-papo com os participantes e público. As apresentações serão em quadras, escolas ou espaços alternativos das cidades envolvidas.

“Essa etapa é muito importante para nós que temos a meta de levar para outras cidades maranhenses o que a Secma produz em São Luís. Já fechamos a programação em oito 8 cidades e o calendário também já está confirmado.

A VII Semana de Dança vai para Viana e Cantanhede (5 e 6 de outubro); Imperatriz e Açailândia (12 e 13); Carolina e Fortaleza dos Nogueiras (19 e 20) e Santa Rita e Arari (26 e 27). A coordenação do evento disponibilizará transporte, alimentação e hospedagem aos participantes.

Os interessados no Edital e Regulamento com mais informações sobre a VII Semana Maranhense de Dança já podem acessar no portal da Secretaria de Estado da Cultura, no endereço www.cultura.ma.gov.brno link Editais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp