Portal Emaranhense Publicidade 728x90
21/10/2016 às 17h48min - Atualizada em 21/10/2016 às 17h48min

O comércio de São Luís (MA), não funcionará nesta segunda feira.

- Judson Carvalho
Kamaleao.com

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio‐MA), o comércio da capital maranhense vai ficar de portas fechadas nesta segunda feira (24).

O Dia do Comerciário, também conhecido como Dia do Comércio é comemorado de forma oficial no dia 30 de Outubro, de acordo com a Lei 12.790, promulgada em 14 de Março de 2013. Essa data foi escolhida porque representa um momento de vitória para a classe dos comerciantes, por uma conquista de melhores condições de trabalho.

 Por causa da comemoração, o funcionamento de bancos, shoppings, lojas, supermercados e outros estabelecimentos sofrerão alterações.

 Origem da data.

A compreensão dos significados do dia do Comércio se concentra no início do século XX, época em que os trabalhadores da área de comércio eram extremamente explorados por seus patrões e encaravam dia após dia jornadas de trabalho abusivas, que muitas vezes superavam ás 12 horas consecutivas.

Folgas praticamente não existiam e nos feriados eles também eram obrigados a trabalhar, já que nesses períodos o comércio também ficava altamente aquecido.

Foi então que em 29 de Outubro de 1932 5 mil comerciários marcharam até o Palácio do Catete, onde se encontrava o Governo Federativo da nossa República. Sem ter outra escolha, o então presidente Getúlio Vargas recebeu em seu gabinete os reclamantes. Acabou cedendo aos seus pedidos e assinou no mesmo dia o Decreto de Lei 4042, no qual se determinava que aqueles que trabalham com comércio só devem trabalhar 8 horas diariamente, além de ter descanso remunerado aos domingos.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp