Portal Emaranhense Publicidade 728x90
14/01/2015 às 13h27min - Atualizada em 14/01/2015 às 13h27min

Anvisa autoriza medicamentos à base de canabidiol

Laboratórios já podem solicitar o uso da substância derivada da maconha

notícia@band.com.br

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a venda de medicamentos à base de canabidiol - substância derivada da maconha - no Brasil. Com a decisão, os laboratórios que atuam no país já podem pedir autorização para produzir remédios com o princípio ativo. 

Três dos cinco conselheiros da Anvisa se posicionaram a favor da retirada da substância da lista de produtos proibidos. O canabidiol é usado para tratamento de doenças neurológicas, câncer e mal de Parkinson. 

Os medicamentos à base de canabidiol deve ser incluídos na "Lista C1", que são os remédios controlados. 

No ano passado a Anvisa já havia simplificado os trâmites necessários para a importação de produtos à base de canabidiol por pessoa física e para uso próprio. Com a mudança, a documentação entregue pelos interessados passou a ter validade de um ano, sendo necessária apenas a apresentação da receita médica a cada novo pedido de importação. 

Também em 2014, o Conselho Federal de Medicina decidiu autorizar neurocirurgiões e psiquiatras a prescrever remédios à base de canabidiol para crianças e adolescentes com epilepsia, cujos tratamentos convencionais não surtiram efeito. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp