Portal Emaranhense Publicidade 728x90
16/07/2013 às 15h35min - Atualizada em 16/07/2013 às 15h35min

Etapas Regionais em Caxias e Presidente Dutra definem primeiros classificados

As disputas das etapas regionais dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs)

Sedel Texto: Paulo de Tarso Jr

As disputas das etapas regionais dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), competição promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), que estão sendo realizadas nas cidades de Caxias e Presidente Dutra, estão em sua reta decisiva. As etapas terminam somente na sexta-feira (19), quando serão conhecidos todos os campeões regionais que estarão classificados para a próxima fase dos JEMs: a Inter-regional.

Até o momento, apenas 10 instituições de ensino que disputaram as regionais de Caxias e Presidente Dutra já confirmaram um lugar na Etapa Inter-regional, que ocorrerá a partir de agosto, em São Luís. Destas, seis se classificaram na regional de Presidente Dutra, e quatro na regional de Caxias.

As primeiras equipes a se classificarem para a próxima fase dos JEMs vieram da regional de Presidente Dutra. A Escola Leda Tarja (Buriti Bravo) conseguiu todas as vagas do basquete que estavam em disputa nas categorias Infantil Masculino, Infanto Feminino e Infanto Masculino.

As outras três equipes classificadas para a etapa Inter-regional são da modalidade vôlei. Os colégios Diocesano (Barra do Corda), Paroquial Santa Giana Beretta (Tuntum) e IFMA (Barra do Corda) sagraram-se campeões nas categorias Infantil Feminino, Infantil Masculino e Infanto Masculino, respectivamente.

Já nas disputas da regional de Caxias, já foram definidas quatro equipes que avançarão à fase Inter-regional. No basquete Infantil Masculino, a escola Ananias Murad (Codó) ficou com a vaga. Já no basquete Infanto Masculino, o Colégio Clóvis Vidigal (Caxias) segue na disputa pelo título dos JEMs.

No beach soccer, apenas uma definição: a escola Ananias Murad (Codó) venceu o torneio na categoria Infantil Feminino. A última equipe a se garantir na próxima fase dos JEMs, até o momento, foi o Colégio Batista (Codó), campeão do handebol Infantil Masculino.

 

Regionais

No início de julho, as disputas regionais ocorreram nas cidades de Barreirinhas e São João dos Patos, onde os campeões de cada modalidade se classificaram para a Etapa Inter-regional, que será realizada em São Luís a partir de agosto. Esta próxima fase dos JEMs irá definir os últimos classificados para a Etapa Estadual.

Após a realização da Etapa Metropolitana no mês de junho, apenas com a participação de instituições de ensino de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, as disputas dos JEMs ganham caráter regionalizado. Ao todo, a segunda etapa dos JEMs conta com as disputas regionais em seis cidades-sedes durante todo o mês de julho. Além de Barreirinhas e São João dos Patos, que já definiram os classificados para a próxima fase dos JEMs, e Caxias e Presidente Dutra, que sediam a Etapa Regional até a próxima sexta-feira (19), os municípios de Imperatriz e Santa Inês também serão sedes desta fase dos JEMs entre os dias 21 e 28.

No site da Sedel, está a lista atualizada de todas as instituições de ensino garantidas na Etapa Estadual dos Jogos Escolares, assim como todos os boletins oficiais de cada etapa dos JEMs. O endereço é owww.esporteelazer.ma.gov.br.

Em 2013, a Sedel irá homenagear dois ícones do esporte maranhense: Rubem Goulart e Ronald Carvalho. As duas personalidades darão os nomes aos troféus desta edição do JEMs, na categorias Infantil (de 12 a 14 anos) e Infanto (de 15 a 17 anos).

 

Fórmula de disputa

Pelo terceiro ano seguido, os JEMs estão sendo disputados em quatro etapas: Metropolitana/Municipal, Regional, Inter-regional e Estadual. A primeira delas foi realizada em maio. Com esta fórmula de disputa, a intenção da Sedel foi de interiorizar as disputas dos Jogos Escolares aumentando o tempo da competição ao longo do ano.

Após a realização da etapa Metropolitana/Municipal serão realizadas outras duas seletivas, que corresponderão às etapas Regional e Inter-regional, para que sejam definidas as equipes classificadas para a Etapa Estadual dos JEMs, que tradicionalmente é realizada em São Luís em dois períodos do ano.

O primeiro período da Etapa Estadual ocorrerá entre os dias 3 e 17 de agosto com as disputas finais da categoria Infantil (de 12 a 14 anos). Nesta mesma época, a Sedel também irá promover a Paralimpíada Escolar. Já as finais dos JEMs da categoria Infanto (de 15 a 17 anos) estão marcadas para ocorrer entre 18 de setembro e 4 de outubro.

Vale destacar que os campeões dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) serão os representantes do Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude, principal evento escolar do país. Neste ano, as disputas das categorias Infantil e Infanto, serão realizadas, respectivamente, nas cidades de Natal/RN e Belém/PA.

 

Calendário das etapas regionais

De 12 a 19 de julho: disputas em Caxias e em Presidente Dutra

De 21 a 28 de julho: disputas em Imperatriz e em Santa Inês


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp