Portal Emaranhense Publicidade 728x90
11/07/2013 às 10h56min - Atualizada em 11/07/2013 às 10h56min

GRUPO DE TEATRO DO MARANHÃO É SELECIONADO PARA PARTICIPAR DO FESTIVAL LATINO-AMERICANO DE TEATRO DE RUA

.

.

O Grupo Cena Aberta, de São Luis/MA foi o único grupo de teatro do Estado do Maranhão a ser selecionado para participar do IX FESTMAR – Festival Latino-Americano de Teatro de Rua do Aracati – CE.  O grupo se apresentará com o espetáculo “Negro Cosme em Movimento”, que faz parte da trilogia CARAS PRETAS em andamento de montagem. Foram inscritos mais de 110 grupos/Cias de vários Estados Brasileiros e de outros Países da América Latina e 1 de Moçambique “África”. O evento acontecerá no período de 21 a 25 de outubro de 2013 na cidade de Aracati-CE.

NEGRO COSME EM MOVIMENTO - O texto aborda as relações complexas da revolta Balaiada (1838-1941), que aconteceu no Período Imperial Brasileiro, pouco conhecida pelos maranhenses e brasileiros em geral. Esse desconhecimento de nossa história é reflexo da política oficial implantada desde a nossa colonização, e que se alastra até os dias atuais. A historiografia oficial reduz a luta dos sertanejos, escravos aquilombados e outros maranhenses, à insurgentes, facínoras, analfabetos e outros derivativos preconceituosos. A insatisfação que tomou conta dos excluídos do processo político, econômico e social da Província do Maranhão, com causas específicas, analisadas por diversos historiadores, estudiosos acadêmicos, e outros, foi o estopim para que o levante tomasse proporções assustadoras para o Imperador D. Pedro II, que enviou a esta Província, o estrategista Luís Alves de Lima e Silva, com o objetivo de “pacificar” a revolta, mas sob o manto da pacificação foram cometidas as maiores atrocidades. Hoje, o pacificador é tido como o herói no Panteão da nossa História, e os rebeldes, esquecidos como “bandidos” nos livros escolares e enterrados no sub-solo da terra maranhense, onde lutaram pelos seus direitos de cidadãos.  

O CENA ABERTA têm se dedicado ao aprofundamento desta temática desde 2005,com a encenação de Diálogos da Memória: Imperador Jones (2007). O grupo adotou a metodologia do processo criador “work in progress” (trabalho em processo), em que são apresentados experimentos sociológicos durante a feitura da escritura cênica. Já foram realizados experimentos, com oferta de oficina e inclusão dos participantes no espetáculo com: docentes do Ensino à Distância Licenciatura em Artes Visuais e Teatro (Pólos Imperatriz, Pinheiro e São Luís) com apresentação na 64ª. SBPC; Caxias (Memorial da Balaiada); discentes do Colégio Mario Martins Meireles - Pedrinhas, com apresentação no XII Encontro Humanístico; e outros eventos de São Luís, somente com o elenco do Cena Aberta.

REVOLTA DA BALAIADA SERÁ ENCENADA NO ANJO DA GUARDA

Grupo Cena Aberta continua com seu “Projeto De Extensão Em Movimento”

O Grupo Cena Aberta se apresentará no próximo domingo, 14 de julho, no TEATRO ITAPECURAIBA, no Bairro do Anjo da Guarda, com o espetáculo Negro Cosme em Movimento, texto do dramaturgo maranhense Igor Nascimento. Esta atividade faz parte do Projeto Memória e Encenação em Movimento: ABC da Cultura Maranhense, com aprovação do SIGproj- 2013/UFMA.  

Nos dois últimos finais de semana de julho e agosto, o grupo estará em atividade na cidade de Nina Rodrigues, montando a Primeira Estação da Balaiada: Invasão da Vl. da Manga, com a parceria da pós-graduanda Célida Braga e Secretaria da Educação daquele município. Na oportunidade será apresentada a Trilogia da Balaiada: Invasão da Vl. da Manga, A Tomada de Caxias e Enforcamento de Negro Cosme.

Entre os dias 21 a 25 de outubro de 2013, o grupo estará se apresentando no IX Festival Latino-Americano de Teatro de Rua de Aracati - Ceará, atividade que também estará sendo incluída no seu “projeto de extensão em movimento”, com discentes do terceiro e primeiro período Curso de Licenciatura em Teatro - UFMA.      

SERVIÇO

Espetáculo teatral Negro Cosme em Movimento

Com o Grupo Cena Aberta

Texto: Igor Nascimento

Direção: Luis Pazzini

Iluminação: Wagner Heineck

Elenco: Arison Robert, Doroti Martz, Ligia da Cruz, Luiz Pazzini, Ray Silva, Tiago Pinheiro e Victor Silper.

DIA 14 de Julho às 19h

LOCAL: TEATRO ITAPECURAÍBA (Espaço Cultural do Grupo GRITA)

Rua Monaco, Q39, 06, Anjo da Guarda - São Luís - MA

Tel: (98) 32289840

INGRESSO: 5,00

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp