Portal Emaranhense Publicidade 728x90
17/12/2014 às 11h36min - Atualizada em 17/12/2014 às 11h36min

Prefeitura entrega mais de 100 óculos a estudantes da rede municipal

Estudantes passam por uma triagem e aqueles que apresentam indícios de algum problema na visão são encaminhados para o oftalmologista

SECOM | Prefeitura de São Luís
A. Baêta

A Prefeitura de São Luís realizou nesta terça-feira (16) a entrega de 166 óculos a estudantes da rede municipal de ensino das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Rubem Goulart, na Cohab, e Maria José Vaz dos Santos, no João de Deus. Os óculos foram adquiridos através do projeto Consultórios Itinerantes, do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em parceria com o governo federal por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semus).

“Este programa é um excelente exemplo do cuidado que o prefeito Edivaldo tem com o bem-estar e a qualidade de vida dos estudantes da rede municipal. Em toda a nossa rede, temos centenas de estudantes já beneficiados com essa iniciativa e que agora têm facilitado o seu aprendizado”, afirmou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

Por meio do Programa, os estudantes passam por uma triagem e aqueles que apresentam indícios de algum problema na visão são encaminhados para consulta com um oftalmologista. Constatada a necessidade, os estudantes escolhem uma armação e recebem os óculos, pouco tempo depois, na unidade de ensino em que estudam. Todo o processo é gratuito, da consulta à entrega dos óculos.

A estudante Bianca Letícia Silva da Silva, 10 anos, do 4º ano do Ensino Fundamental na U.E.B. Rubem Goulart, foi uma das crianças que recebeu os óculos. “Estou muito feliz, pois os óculos são da cor que eu pedi e vão me ajudar muito nos estudos. Antes eu tinha muita dificuldade para ler. As letras no quadro ficavam todas embaçadas e eu ainda tinha dor de cabeça”, conta Bianca.

As ações do Programa Saúde na Escola na capital maranhense incluem, além do atendimento na área oftalmológica, a realização de exame antropométrico, atualização do calendário de vacina, identificação de possíveis agravos negligenciados de saúde, atendimento na área de saúde bucal e realização de palestras sobre “Alimentação Saudável”, “DST/AIDS” e “Álcool, tabaco e outras drogas”.

 

SAIBA MAIS

O Programa Saúde na Escola (PSE) é um programa do governo federal que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O Programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp