Portal Emaranhense Publicidade 728x90
27/06/2013 às 10h48min - Atualizada em 27/06/2013 às 10h48min

Confira local e horário das manifestações que ocorrerão em SL até a próxima semana

Pelo menos nove manifestações estão marcadas até o início de julho na capital

TV Maranhense/Letícya Nascimento
A onda de manifestações que abrange todo o país, promete não acabar, pelo menos, até o início do mês de julho. A principal rede social onde os organizadores convocam os manifestantes é através do Facebook. 
 
Até o dia 1 de julho, há uma série de passeatas marcadas em nível nacional e ao menos nove em nível local. As reivindicações vão da melhoria dos serviços públicos em geral a ações pontuais de políticas públicas em cada lugar onde acontece. 
 
Em São Luís, eventos marcados no Bacanga, na Universidade Federal, no Retorno do Vinhais e no retorno da Forquilha estão entre as mais expressivas.
 
Veja abaixo uma lista com as manifestações na capital marcadas pelo Facebook:
 
Dia 27 - QUINTA-FEIRA
 
#Acorda Maracanã: alunos, ex-alunos e servidores do IFMA 
vão à BR-135, no Km4, às 8h00.
Pique-Nique "Mesmo sem voz, não calaremos": às 16h, os manifestantes irão se encontrar em frente à emissora de TV Mirante para realizar um protesto pacífico e silencioso, com todos sentados, apenas segurando cartazes, em protesto à cobertura midiática diante da onda de manifestações.
 
Vamos parar São Luís - 2º ato #vemprarua: manifestantes realizam 2º ato do movimento #vemprarua às 17h, em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite. O trajeto não foi divulgado na descrição do evento. Na pauta de reivindicações estão o passe livre para estudantes, hospitais com melhor atendimento, segurança, educação e VLT.
 
Dia Nacional de Paralisações: O Diretório Central de Estudantes da UFMA (DCE-UFMA) junto com o Comitê de Mobilização Popular e outras organizações estão à frente da manifestação em São Luís que acontece por conta do Dia Nacional de Lutas e Paralisações. 
 
Entre as pautas de reivindicações estão o transporte no Campus, revitalização dos Terminais de Integração, passe livre para estudantes, melhorias na assistência estudantil, duplicação da Barragem do Bacanga, reforma agrária, fora Sarney, entre outros. 
A concentração do ato será a partir das 16h, em frente à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na Av. dos Portugueses.
 
Dia 28 - SEXTA-FEIRA
 
Estamos vencendo - ato 6: neste evento, a reivindicação é pelo direito à livre expressão, por conta da postura dos policiais considerada inadequada pelos manifestantes. 
Apesar do grito principal deste ato ser contra a violência policial, os participantes possuem uma extensa pauta destinada às esferas públicas municipal, estadual e federal. O ponto de encontro é no retorno da forquilha às 16h, com confecção de cartazes e debates sobre o manifesto.
 
#VEMPRARUAITAQUIBACANGA: - A pauta de reivindicações deste exige políticas públicas voltadas para a região do Itaqui-Bacanga. 
Entre os pontos reivindicados estão a duplicação e reforma da Barragem, a construção da ponte Quarto Centenário, mais policiamento, a Central de Marcação de Consultas (CEMARC), ciclovias, tratamento de esgotos, entre outros. A concentração está marcada para as 7h da manhã, Praça do Bacanga. 
 
Beijaço "Enquanto eles batem, a gente beija": organizado pelo moviemnto Marcha das Vadias, o ato é contra a violência policial nas manifestações e pela livre orientação sexual. 
 
Os participantes exigem também a saída de Marco Feliciano da Comissão de Direitos Humanos do Congresso, o fim da "cura gay" e em prol de um estado brasileiro laico. O trajeto inicia às 16h, na Praça Nauro Machado, rumo à Beira-Mar.
 
Dia 29 - SÁBADO
 
#VemPraRuaSLZ - Ato 5: No dia de São Pedro, os organizadores do evento convocam os manifestantes a protestarem com matracas para "encerrar os festejos juninos com muita luta na rua". A passeata exige a derrubada da PEC-33, a deposição de Renan Calheiros, a redução imediata das tarifas de tranporte público da capital e a cassação de Roseana Sarney. 
Apartidário e pacífico, o movimento sairá do retorno do Vinhais, às 16h, sem a presença de carros de som e trios elétricos.
 
Dia 01/07 - SEGUNDA-FEIRA
 
Manifestação Popular (Geral do Brasil) #VEMPRARUA: o protesto está marcado para acontecer, às 18h e convoca todos do país para participar do ato em suas cidade. 
 
O site http://manifestacaopopular.com lista mais de 400 cidade do Brasil e do Mundo que irão participar e disponibiliza o link para as manifestações nas respectivas cidades.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp