Portal Emaranhense Publicidade 728x90
20/10/2014 às 09h02min - Atualizada em 20/10/2014 às 09h02min

Maratonistas usam máscara contra poluição em Pequim

- emaranhense.com
Band

A tradicional maratona de Pequim foi muito prejudicada pela péssima condição do ar na cidade. A competição foi realizada no último domingo (19), e teve mais de 25 mil participantes que tiveram que "se virar" pra se proteger da poluição que estavam em níveis superiores a 400 microgramas por metro cúbico em alguns bairros, sendo que, o nível máximo diário recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 25 por metro cúbico.


Alguns competidores usaram máscaras para  ajudar a filtrar o ar e diminuir o número de partículas que chegaria no pulmão mas ainda assim, muitos acabam desistindo da prova, a exemplo do ator chinês Yuan Hong que criticou a competição em seu blog.


"A qualidade do ar é péssima (...), Quando vi o estado da minha máscara depois de dez quilômetros, eu disse a mim mesmo 'isso é demais'", declarou Chas Pope, corredor britânico de 39 anos. "Foi muito ridículo. Supõe-se que a corrida seja saudável". 


Os organizadores se negaram a mudar a data da prova, explicando que haviam contratado mais funcionários de saúde já que a cidade estaria coberta por uma espessa camada branca além do fato de que seria "muito difícil" adiar a corrida porque "quase a metade dos atletas vinha de outros países ou de outras regiões". comentaram.
 
A embaixada dos Estados Unidos classificou o ar de "perigoso".


A maratona de 42 quilômetros   teve como vencedor do, gênero masculino, o etíope Girmay Birhanu Gebru,com o tempo de duas horas e dez minutos, já o gênero feminino, quem venceu foi a também etíope,Fatuma Sado Dergo com tempo superior a duas horas e meia.


China 


A China enfrenta um grave problema de poluição do ar por causa do carvão usado na geração de energia elétrica em uma economia com altas taxas de crescimento e pelo aumento do número de carros nas ruas, entre outros motivos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp