Portal Emaranhense Publicidade 728x90
17/09/2014 às 16h36min - Atualizada em 17/09/2014 às 16h36min

Crise no Complexo Penitenciário de Pedrinhas

Nova tentativa de fuga na manhã desta quarta-feira (17) e Uchoa entrega o cargo.

Geyce Gomes - emaranhense.com

Na manhã desta quarta -feira (17) houve uma tentativa de fuga dos presos da Casa de Detenção ( Cadet) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Os detentos quebraram os cadeados e tentaram fugir pela porta da frente . Segundo a SEJAP a situação está sob controle e nenhum preso conseguiu fugir.
No entanto, nesta madrugada alguns detentos fugiram através de um túnio cavado dentro de uma das selas do  Presídio São Luís I (PSL I) que também integra o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
Segundo o secretário Sebastião Uchôa, a última vistoria nas selas foi realizado no último sábado (13) e não havia sido detectada nenhuma anormalidade. Ele também afirmou que será aberta uma sindicancia para apurar as responsábilidades sobre a fulga.
"Não foi realizada vistoria ou revista nem domingo, nem segunda, nem terça, deixando acontecer que eles cavassem esse túnel. Como é que ninguem faz revista e vistoria em três dias? Alguém tem que ser responsabilizado", comentou o secretário.
Segundo a a assessoria da  Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap-MA) a contagem dos presos ainda está sendo realizada e por isso ainda não é possível afirmar quantos conseguiram fugir.


Paralização


Na noite desta última terla-feira (16), os vigilantes do Complexo Penitenciário de Pedrinhas realizaram uma paralização de adverteência que durou cerca de duas horas. Os funcionários denunciam falta de infraestrutura e condições de transporte pois chegam e saem do trabalho no mesmo ônibus que transporta os detentos. Solicitam reforma das guaritas, transporte exclusivo e gratificação no valor de 30% em cima do salário base.
Na manhã de hoje os vigilantes fizeram uma reunião de negociação na sede do Sindvig-MA


Semana Difícil


ENTREGA DO CARGO


Através de nota oficial o Secretário de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, Sebastião Uchoa, entregou o cargo no final desta manhã (17), após mais uma tentativa de fulga dosdetentos do Coimplexo Penitenciário de pedrinhas. No meio dessa crise, o O secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso, assumiu a pasta e agora, acumula funções.


CADET


O diretor da CADET, Claudio Henrique Bezerra (45), foi preso sob acusação de ter facilitado a fulga de três detentos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Claudio confessou que liberava a saída de alguns detentos que tinham bom comportamento mas nega as acusações de crime. Ele exercia o cargo há dois  anos e ficará detido no  Comando Geral da PM de São Luís até que a justiça consiga obter mais informações sobre o caso.
O Pastro Noleto Gomes foi nomeado para ocupar o cargo no lugar do Claudio.


FUGAS EM MASSA


Na noite da  última quarta-feira (10) uma caçamba foi roubada no bairro Cidade Operária e foi utilizada para derrubar o muro da parte de trás do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A Secretaria de Estado da Justiça e da Administração (SEJAP) confirmou a fuga de 36 presos. Desse total, 6 estavam no Bloco Beta e os 30 apontados na recontagem estavam no Bloco Alfa e  todos os fugitivos já estão identificados. A polícia está realizando incursões para recapturar os foragidos.
Quatro bandidos renderam o motorista do caminhão que foi obrigado a colidir o veículo na parte do muro que fica próximo à guarita de segurança deixando os detentos José Silva Lobato, Cleibson Sodré Moraes, Antônio José Neves Furtado, Antônio Miguel Silva e Nailson Manoel Costa Silva feridos. Eles receberam atendimento médico no Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura, o Socorrão II.
Na manhã da última quinta-feira (11),  os entulhos e escombros começaram a ser retirados e a reconstrução do muro também já está quase concluída. Policiais Militares e integrantes  do Grupo de Operações Especiais Penitenciárias fazem a segurança do local mas os trabalhadores da obra, que não quiseram ser identificados, reclamam estar sofrendo intimidação.
A caçamba já foi apreendida e um dos assaltantes foi identificado como Danley Rego da Conceição, de 19 anos. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp