Portal Emaranhense Publicidade 728x90
16/09/2014 às 14h41min - Atualizada em 16/09/2014 às 14h41min

TJMA capacita parceiros para criação de rede de atendimento às vítimas de violência

- emaranhense.com
Assessoria de Comunicação do TJMA

O Centro Estadual de Apoio às Vítimas (CEAV) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realizará na próxima quinta-feira (18), um workshop para os membros dos poderes Judiciário e Executivo, Ministério Público Defensoria Pública, OAB, Prefeitura, Secretaria de Segurança Pública, delegados de Polícia e dirigentes de Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Centro de Atenção Psicossocial e CAISCAS visando a consolidação de parcerias para implantação de uma rede de atendimento a vítimas de violência no âmbito do Estado.

  “Conhecendo a Rede de Atendimento às Vítimas de Violência” é o tema do encontro que acontecerá no Fórum Desembargador Sarney Costa (1º andar), às 8 h. A abertura será realizada  pela presidente do Tribunal, desembargadora Cleonice Silva Freire, e as juízas coordenadoras CEAV, Sônia Amaral e Sara Gama.
 
A programação apresentará a experiência de rede em funcionamento no país prevendo o atendimento de vítimas de violência com a coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos de Joinville (SC), a assistente social Carla Roth.
 

Implantado há cinco meses pelo Poder Judiciário, o CEAV é um órgão articulador no trabalho de atendimento a vítimas de violência, viabilizando atendimento psicossocial, assistência social, bem como acompanhamento processual. “Estamos mobilizando as entidades que atuam no combate à violência. Esse será um trabalho de capacitação entre os parceiros que estão empenhados em garantir direitos humanos e a efetivação de políticas públicas nesta área”, explica a juíza Sônia Amaral.

 

FUNCIONAMENTO - A magistrada explica que o órgão deverá atuar com equipe multiprofissional que receberá vítimas e seus familiares. Conforme o caso, identificará as situações de urgência, definirá a assistência necessária (se jurídica, social ou psicológica) e orientará sobre os procedimentos imediatos e medidas legais cabíveis, fazendo também o acompanhamento dos processos judiciais.

 

O centro funciona no Fórum de São Luís (Calhau) e foi criado por Decreto Governamental nº 27.794, de 4 de novembro de 2011, pelo então governador em exercício, desembargador Jamil Gedeon. Para por em prática os serviços, a desembargadora Cleonice Freire, presidente do TJMA, firmou um Protocolo de Intenções com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania do Governo do Estado, Ministério Público estadual, Defensoria Pública e Universidade Federal do Maranhão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp