23/07/2014 às 15h15min - Atualizada em 23/07/2014 às 15h15min

Governo lança Operação Lei Seca - Vida no Trânsito

Secretaria de Comunicação
TV Maranhense - Emaranhense.com.br

O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (23) a Operação Lei Seca - Vida no Trânsito, uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto de Criminalística (Icrim).

Foram entregues de 50 novos bafômetros à PM, doados pelo Detran-MA para utilização na operação. O lançamento contou com a presença da secretária Chefe da Casa Civil, Anna Graziella Neiva, representando a governadora Roseana Sarney; do secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior; do comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Zanoni Porto; da delegada Geral de Polícia Civil, Cristina Resende e outros. O diretor Geral do Detran/MA, André Campos, informou que será uma operação diferenciada, pois o trabalho terá o apoio de uma delegacia nos locais de fiscalização.

A operação será deflagrada ainda esta semana em locais e horários a serem definidos. "Queremos diminuir os números das estatísticas. No Maranhão, nos últimos três anos são mais de 3 mil notificações de embriaguês, registros realizados em rotinas da polícia", revelou André Campos. Ele explicou que a Organização Mundial de Saúde constatou que 98% dos acidentes são provocados por imprudência, sendo que 80% estão ligados ao consumo de álcool. Em São Luís, somente no primeiro semestre deste ano, já foram registrados 500 notificações de condutores. O Detran possui mais de 1.200 processos abertos de cassação de carteiras de habilitação.

O comandante Geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, disse que a operação não deve envolver apenas o consumo de álcool, mas também roubo de veículos, tráfico de drogas e armamento. "Estaremos fazendo um trabalho de prevenção e repressão que deve se refletir na segurança de uma maneira geral", destacou. Para o secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior, a aplicação da legislação no Maranhão deve salvar vidas. "A maioria dos acidentes é o resultado de uma mistura de álcool com volante. Mas a operação vai além, pois iremos trabalhar integrado no sistema de segurança fazendo uma revista geral dos veículos", anunciou.

Além do bafômetro, haverá fiscalização dos documentos, medidor de transmitância luminosa (para aferir a porcentagem da película) e de possíveis alterações de características dos veículos. A iniciativa do Governo do Estado é aprovada pelo coordenador de Educação do SOS Vida Para Paz no Trânsito, Antonio Evaristo de Lima. "Esse é o tipo de operação que procura preservar a vida, considerando que a maioria dos casos de acidentes envolve o consumo de bebidas alcoólicas", apontou.

Link
Notícias Relacionadas »
ss