25/05/2013 às 22h14min - Atualizada em 25/05/2013 às 22h14min

Robôs se preparam para Copa do Mundo

Equipe brasileira vai participar desta edição; objetivo é formar um time até 2050 capaz de competir com a Holanda

TV Maranhense

A Copa do Mundo de robôs jogadores de futebol será realizada na Holanda em junho e terá a participação da equipe brasileira, uma das fortes candidatas a impedir o bicampeonato dos donos da casa.

A próxima RoboCup será organizada em Eindhoven, no sudoeste da Holanda, de 26 a 30 de junho. Entre os mais de 2.500 participantes do evento, destacam-se, além de holandeses e brasileiros, os norte-americanos, chineses, canadenses, tailandeses e franceses.

O objetivo é conseguir formar uma equipe até 2050 capaz de competir com os campeões do mundo profissionais.

Para isso os robôs devem ter o tamanho e forma humana, serem capazes de dominar a bola com os pés, cabeça ou peito, e marcar. A competição possui várias categorias, com robôs de forma humanoide.

Se depender dos avanços tecnológicos, os robôs estarão em condições de enfrentar seus criadores em algumas décadas. Os robôs da equipe holandesa, por exemplo, são dotados de uma pequena torre com uma câmera virada para cima, o que permite a eles verem ao seu redor em 60 graus. Com cerca de um metro de altura, eles são equipados com rodas multidirecionais, entre outros dispositivos que dão cada vez mais agilidade às máquinas.

Link
Comentários »
Notícias Relacionadas »
ss