Portal Emaranhense Publicidade 728x90
16/06/2014 às 16h14min - Atualizada em 16/06/2014 às 16h14min

DPE realiza ação de conscientização sobre direitos dos idosos

TV Maranhense
DPE

Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) realizou na manhã desta segunda-feira (16), uma panfletagem no Terminal de Integração da Praia Grande, em São Luís. Com o tema “O idoso pede passagem: você tem direito a passe livre”, a ação que faz parte da Semana Estadual de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa, visa orientar usuários com idade superior a 65 anos, motoristas, cobradores de ônibus e fiscais da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), sobre a gratuidade nos transportes coletivos e o direito à prioridade e à segurança nos procedimentos de embarque e desembarque, benefícios assegurados no artigo 230 da Constituição Federal e no Estatuto do Idoso.

 Para desenvolver a panfletagem, orientada e acompanhada pela coordenadora do Ciapvi e presidente do Cedima, Isabel Lopizic e 12 estagiárias dos cursos de Serviço Social e Psicologia, da Defensoria Estadual, distribuíram material informativo sobre as leis de proteção aos direitos dos idosos, dando ênfase ao atendimento realizado pela DPE/MA na promoção da cidadania do segmento, que por vezes é vítima de discriminação e violência.

 

A ação faz parte da Semana Estadual de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa

A ação faz parte da Semana Estadual de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa

 “A campanha de conscientização, que realizamos durante a Semana de Enfrentamento à Violência contra o Idoso, deste ano, chamou a atenção para a necessidade de denunciarmos os abusos cometidos contra essa população, dentre eles, os ocorridos no sistema de transporte coletivo da capital. Por essa razão, decidimos fazer essa panfletagem no terminal, voltada não somente aos idosos, mas, principalmente, às pessoas envolvidas no sistema de transporte público”, explicou Isabel Lopizic, destacando que a ação contou com o apoio da SMTT. 

O administrador do Terminal da Praia Grande, Edison Freitas Martins considerou a panfletagem como sendo uma iniciativa de grande importância na busca de um transporte público cada vez mais eficiente e organizado. “A SMTT estará sempre colaborando e se colocando à disposição para inciativas como essa da Defensoria”, frisou.

 Ainda como parte da programação da semana, a DPE/MA e o Setor do Idoso, do Sesc/Deodoro, em parceria com o Instituto Ana Nery, desenvolveram ação social, com a oferta de vários serviços nas áreas de saúde e estética, dentre eles, limpeza de pele, quick massage (massagem com duração média de 15 minutos, realizada em cadeira projetada para ocupar pouco espaço e ao mesmo tempo manter o cliente em uma posição confortável), atendimento com podologista (tratamento dos pés), bem como orientação sobre doenças como hipertensão e diabetes, com realização de teste de glicemia. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp