21/05/2013 às 09h55min - Atualizada em 21/05/2013 às 09h55min

Alonso volta a vencer na Espanha; Massa é 3º

Brasileiro Felipe Massa fez boa corrida e terminou na terceira colocação

Da AFP

 

Em corrida que marcou o melhor desempenho do brasileiro Felipe Massa na temporada, o espanhol Fernando Alonso saiu com a vitória no GP da Espanha da Fórmula 1 neste domingo. Largando na quinta posição em Barcelona, o piloto da Ferrari foi agressivo nas ultrapassagens principalmente no início, adotou uma estratégia de quatro trocas de pneus que se mostraram eficientes, teve um forte ritmo e ganhou com sobras.

A Ferrari mostrou que teve o melhor carro nas 66 voltas no circuito de Montmeló. Tanto é que Felipe Massa, que largou em nono lugar, também se destacou na Espanha e conseguiu seu primeiro pódio em 2013, ao terminar na terceira posição. O "intruso" entre os carros da escuderia italiana foi o finlandês Kimi Raikkonen, em segundo lugar.

A quarta colocação ficou com o alemão Sebastian Vettel, que com o resultado manteve a liderança do campeonato, com 89 pontos. Raikkonen é o vice-líder, com 82 pontos, e Alonso subiu da quarta para a terceira posição, com 72 pontos.

A sexta etapa da temporada 2013 da Fórmula 1 acontecerá no dia 26 deste mês, no circuito de rua de Mônaco.

A corrida

A Mercedes iniciou o GP da Espanha com a dobradinha no grid de largada, com Nico Rosberg em primeiro e Lewis Hamilton em segundo. Mas o próprio time sabia que teria dificuldades em manter as posições na prova, por conta dos desgastes dos pneus. E até que o time resistiu algumas voltas. Apesar da queda brusca de posições de Lewis Hamilton, que fechou a primeira volta em quarto lugar, Rosberg ficou como líder virtual da prova até a volta 13. Depois disso, só despencou.

Enquanto isso, a Ferrari jogou todas as suas fichas na largada. Alonso saltou de quinto para terceiro lugar ao ultrapassar Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen. Massa também entrou no embalo e ultrapassou três na primeira volta, na qual fechou em sexto.

A partir daí, as estratégias de paradas nos boxes e o desgaste dos pneus foram determinantes para o resultado. Enquanto Raikkonen adotou uma tática de três paradas, os demais pilotos do pelotão da dianteira foram aos boxes quatro vezes, caso de Alonso, Massa e Vettel.

O espanhol assumiu a liderança da corrida na volta 13, ao ultrapassar Rosberg, e dali só saiu em breves momentos, apenas quando trocou pneus. A partir da volta 13, a vantagem de Alonso na prova só aumentou, tanto é que em sua quarta parada nos boxes ele ainda voltou em primeiro, sem ser ultrapassado por ninguém.

Nas posições subsequentes, Raikkonen, Vettel e Massa se revezaram de acordo com os pit stops. Raikkonen chegou a figurar na liderança após uma parada de Alonso. Vettel, por sua vez, estava em terceiro na volta 37, à frente do brasileiro. Mas, no fim, Vettel não conseguiu manter um bom ritmo na pista e terminou em quarto lugar. Raikkonen, por sua vez, terminou em segundo muito por conta de sua estratégia. E Massa, em uma grande corrida, levou seu primeiro troféu em 2013. Não foi uma vitória, mas Massa tem muito a comemorar.

 

Link
Comentários »
Notícias Relacionadas »
ss