Portal Emaranhense Publicidade 728x90
11/06/2014 às 11h48min - Atualizada em 11/06/2014 às 11h48min

Sejap promove integração familiar entre detentos e seus filhos no Presídio São Luis I

A ação foi promovida pela Secretaria Adjunta de Justiça (Saju) e acontece em dias de visitas. Cada um dos internos, acompanhado de filhos e esposas, participa de momentos interativos, educacionais e até mesmo recreativos com os pequeninos.

Sejap

Resgatar e fortalecer o vínculo familiar como ferramenta fundamental para o processo de ressocialização da pessoa privada de liberdade. Esse foi o tema central da manhã de integração familiar que ocorreu, nesta terça-feira, (10), no Presídio São Luís I, voltada para os detentos e seus filhos. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), por meio do Projeto Amigo da Criança, tem como finalidade resgatar valores e estreitar laços entre pais e filhos.

A ação foi promovida pela Secretaria Adjunta de Justiça (Saju) e acontece em dias de visitas. Cada um dos internos, acompanhado de filhos e esposas, participa de momentos interativos, educacionais e até mesmo recreativos com os pequeninos. Em momentos de total descontração, os apenados se aproximam mais dos filhos, contribuindo, assim, com a afetividade paternal.

“Esse contato entre os internos e seus filhos fortalece o vínculo familiar do apenado e, acima de tudo, proporciona o acolhimento aos filhos. É de extrema importância para a criança ter essa aproximação com o pai”, afirmou o diretor do Presídio São Luis I, Raimundo Teixeira.

Lúdico

Na ocasião, as crianças se divertiram com brincadeiras educativas. De maneira lúdica, os pequenos desenharam, pintaram e ainda foram presenteados com brindes. Aproveitando o clima da Copa do Mundo, eles foram ensinados a desenhar a bandeira do Brasil e depois colori-la. Além disso, ainda receberam sandálias com as cores da bandeira nacional.

“O momento foi muito bom. As crianças se divertiram bastante e percebemos que os pais delas também aprovaram muito a ação. O clima foi de integração mesmo”, destacou a assistente social, Eliane Borges.

Amigos da Criança

Criado pela servidora da Sejap, Maria de Jesus Silva o projeto Amigos da Criança é uma iniciativa que existe há três anos. Adaptado para ser desenvolvido nos presídios do Maranhão, a ação teve origem com a necessidade de aproximar o detento dos filhos.

Com atividades socioeducativas e recreativas, que visam o fortalecimento do vinculo familiar, projeto se propõe ainda a ser um canal mobilizador e motivador. “Durante os encontros, passamos filmes de curta metragem para as crianças e os pais com temas motivacionais, justamente para que eles (os presos) possam entender a questão da humanização e se motivem a persistir no caminho certo”, concluiu.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp