Portal Emaranhense Publicidade 728x90
11/06/2014 às 11h34min - Atualizada em 11/06/2014 às 11h34min

Dia da Língua Portuguesa tem programação especial

As atividades foram desenvolvidas em parceria com acadêmicos de Pedagogia da Universidade Vale do Acaraú (UVA) para cerca de 140 crianças do 1º ao 5º ano.

Secom/Prefeitura de São Luís
A Prefeitura de São Luís comemorou nesta terça-feira (10) o Dia da Língua Portuguesa com uma programação especial na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Josefina Serrão, no Porto Grande, zona rural de São Luís. Com o tema “Tarde com a Língua Portuguesa”, foram realizadas oficinas, rodas de leitura e contação de histórias. As atividades foram desenvolvidas em parceria com acadêmicos de Pedagogia da Universidade Vale do Acaraú (UVA) para cerca de 140 crianças do 1º ao 5º ano.

O titular da Secretaria de Educação (Semed), Geraldo Castro, reforçou a importância das parcerias que proporcionem experiências diferenciadas de aprendizado às crianças, seguindo a orientação do prefeito Edivaldo de garantia da qualidade do ensino. “Essas iniciativas colaboram com o trabalho desenvolvido por nossos competentes educadores. Toda ação que contribua com o desenvolvimento sadio de nossas crianças tem o apoio da Semed”, disse.

Para o gestor da escola, Leandro Silva, a atividade serviu para mostrar às crianças o universo dos gêneros textuais na língua materna brasileira. “Trabalhamos a identidade linguística e como este conhecimento pode ser importante em outras áreas de estudo na escola”, explicou. Os alunos conheceram o trabalho de autores renomados como Gonçalves Dias, Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Ana Maria Machado e Ruth Rocha.

O Dia da Língua Portuguesa é celebrado em 10 de junho porque foi essa a data da morte do escritor português Luís Vaz de Camões. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 25 milhões de pessoas em todo o mundo tem o português como língua materna – 80% dos quais brasileiros. O português é a quinta língua mais falada do mundo e a terceira entre as ocidentais: perde apenas para o inglês e o espanhol.
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp