Portal Emaranhense Publicidade 728x90
10/06/2014 às 17h20min - Atualizada em 10/06/2014 às 17h20min

DPE dá início a Semana de Enfrentamento da Violência contra o idoso

TV Maranhense
SES

Para chamar a atenção da sociedade para as diversas formas de violência sofridas pelos idosos, na perspectiva de mobilizar e sensibilizar a população para o problema, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima), realizou nesta terça-feira (10), a abertura da Semana de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa, cuja programação se estende até o próximo dia 16 de junho, com palestras e atividades culturais.

Durante o evento, comandado pela defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, no auditório da DPE/MA, foi lançada a campanha "Doar é um ato de amor e carinho", que tem o objetivo de arrecadar fraldas geriátricas e material de higiene para as instituições de longa permanência Solar do Outono e Asilo de Mendicidade. Para Mariana Albano, a Defensoria Pública cumpre, mais uma vez, o seu papel de agente de transformação social, ao reunir representantes dos movimentos sociais para discutir e reavaliar o papel do idoso como um sujeito de direitos, tendo como foco a prevenção e o combate às diversas formas de violências.

"Queremos chamar a atenção da população para a necessidade de, juntos, implantarmos ações que assegurem o envelhecimento digno e saudável para a população. Um dos aspectos que precisa ser evidenciado é o aumento de casos de negligência e violência doméstica, que ocupam as primeiras posições nas estatísticas, exigindo uma postura mais vigilante aos abusos que passam despercebidos, por não deixarem marcas visíveis", destacou Mariana Almeida. 

Para a vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão (Adpema) Clarice Viana Binda, um dos caminhos na efetivação das políticas públicas em favor dos idosos é o desenvolvimento de ações de estímulo à educação em direitos. O subdefensor geral Werther Lima Júnior acrescentou que sonha com o dia em que não haverá mais necessidade de campanhas como essa para assegurar aos idosos direitos previstos em lei.

O corregedor da DPE/MA, Antônio Peterson Leal exaltou a realização da Semana de Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa, como um importante instrumento de discussão e debate na busca de melhorias para o segmento. Já a parceria mantida entre o Ministério Público e a Defensoria Pública Estadual na garantia dos direitos dos idosos foi a tônica do discurso da diretora da Associação dos Membros do Ministério Público (Ampem), a promotora de Justiça Camila Gaspar Leite, que parabenizou a iniciativa da instituição de mobilizar instituições públicas e sociedade civil no enfrentamento da questão. 

Conforme a programação de abertura foi realizada a palestra "Violência contra a pessoa idosa: silêncio é cumplicidade!", ministrada pela geriatra Jacira Serra, presidente da Associação Brasileira de Geriatria e Gerontologia no Maranhão (ABGG), que falou dos tipos e dos mecanismos de combate à violência contra o idoso na busca por uma sociedade preparada para conviver com o fenômeno do envelhecimento. Também houve a apresentação do coral do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), e do Boi "Brilho do Sesc", formado, em sua grande maioria, por idosos. Na área de saúde, foi disponibilizada a vacina contra a gripe para todos os idosos presentes. 

Nesta quarta-feira, 11, será realizada visita ao Instituto de Longa Permanência Solar do Outono. Na ocasião, haverá apresentações culturais e a palestra "Violência contra o idoso: é melhor prevenir".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp