Portal Emaranhense Publicidade 728x90
06/06/2014 às 09h17min - Atualizada em 06/06/2014 às 09h17min

Aged realiza monitoramento e inspeção de pragas em todo o estado

Aged, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), vem intensificando o desenvolvimento de programas de monitoramento e inspeção de pragas em culturas amplamente cultivadas no Maranhão.

Sagrima/Aged

Com o objetivo de evitar pragas que causam impactos econômicos na agricultura maranhense, equipes de fiscais agropecuários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) fizeram um trabalho de monitoramento e inspeção no povoado Barraquinha, município de Lago dos Rodrigues. Na localidade foram encontradas diversas áreas de produção da cultura do abacaxi, da variedade pérola.

A Aged, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), vem intensificando o desenvolvimento de programas de monitoramento e inspeção de pragas em culturas amplamente cultivadas no Maranhão.

Produtores de abacaxi vêm sofrendo com os prejuízos causados pelo fungo Fusarium guttiforme, comumente chamado de fusariose. A doença afeta o valor comercial dos frutos causando perdas de até 100%, pois, além de infectar a muda e plantas adultas, o fungo ataca os frutos, causando podridão nos tecidos afetados, com exsudação (transpiração) de substância gomosa a partir da região atacada.

O fiscal da Aged, Ricardo Arruda, orientou os produtores como utilizar mudas sadias, adquiridas em viveiros e que não apresentem a incidência da doença em mais de 1% dos frutos. Ele orientou, ainda, como realizar a seleção pré-plantio de maneira a eliminar mudas com sintomas externos da praga; eliminação de restos culturais no campo; utilização de cultivares resistentes e principalmente, pulverização das inflorescências, desde o seu aparecimento até o fechamento das últimas flores com fungicidas registrados para a cultura e cadastrados no estado, em intervalos de 7 a 10 dias.

Também foram dadas orientações sobre o uso correto e seguro dos agrotóxicos, a importância de se usar o Equipamento de Proteção Individual (EPI), como proceder no momento de realizar a tríplice lavagem e como descartar corretamente as embalagens vazias desses produtos.

As orientações foram repassadas pelo fiscal estadual Ricardo Arruda e pelo auxiliar de campo, Francisco Conceição, da Unidade Regional da Aged de Pedreiras e da Unidade Veterinária Local de Lago da Pedra.

 

 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp