Portal Emaranhense Publicidade 728x90
04/06/2014 às 14h22min - Atualizada em 04/06/2014 às 14h22min

Teatro Arthur Azevedo completa 197 anos

TV Maranhense
Secom

O aniversário de 197 anos do Teatro Arthur Azevedo foi festejado na noite desta terça-feira (3) com um concerto do grupo Marabrass e uma apresentação especial da Orquestra de Câmara da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, sob a regência do maestro Joaquim Santos. Na solenidade, também foi lançado o edital de criação da Orquestra Sinfônica do Estado do Maranhão, parceria da Secretaria de Estado de Cultura (Secma) com a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapema).

Durante a festa, foi anunciada a modernização dos equipamentos do teatro, com recursos da ordem de R$ 1 milhão provenientes do Ministério do Turismo, com contrapartida do Governo do Estado. O investimento deixará o monumento ainda mais equipado. Serão trocados inclusive os elementos artísticos, como as cortinas. 

A secretária de Cultura, Olga Simão, que representou a governadora Roseana Sarney, subiu ao palco do teatro para parabenizar o trabalho realizado na casa ao longo de todos esses anos e também destacar a importância do monumento histórico para o Maranhão, para o Brasil e para o mundo. 

“O Teatro Arthur Azevedo é um dos mais belos do Brasil e está na lista dos Teatros Monumentos. Por aqui, já passaram grandes e importantes artistas e grupos. Hoje, vemos o empenho de toda sua equipe para mantê-lo de portas abertas e sempre em atividade. Trata-se de uma obra de arte, um patrimônio riquíssimo, e em sua arquitetura preservamos suas características originais e a história de um passado de glórias”, disse Olga Simão. 

A secretária foi recebida pelo diretor do teatro, Roberto Brandão, e por toda sua equipe de colaboradores. O evento foi prestigiado também pela secretária adjunta de Fomento à Cultura, Laura Amélia Damous; pela presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapema), Rosane Guerra; e pelo diretor da Escola de Música, Raimundo Luiz Ribeiro. Um bolo foi posicionado no hall de entrada do teatro, adornado com o número 197. 

O público foi brindado com repertório dos períodos barroco e renascentista apresentado pelo grupo Marabrass, primeiramente, e em seguida pelos músicos da Orquestra de Câmara, que levaram peças também de Mozart, Antônio Rayol, Anacleto de Medeiros e Purcell.

O diretor do TAA, Roberto Brandão, destacou os projetos postos em prática no Teatro Arthur Azevedo e o esforço de toda a sua equipe para desenvolver o trabalho de formação de plateia. “É o caso da Semana de Dança e da Semana de Música, além do Núcleo Arte Educação, por meio do qual trazemos estudantes de escolas públicas para participarem de atividades englobando teatro, dança e música. Nós temos feito um trabalho todo voltado para dinamizar as atividades do teatro e, graças a Deus, temos conseguido e trazido para cá grandes produções, além, é claro, de termos uma grande demanda também de produções locais, o que muito nos deixa felizes”, considerou Roberto Brandão. 

 

Edital

Rosane Guerra aproveitou a oportunidade para entregar às mãos de Olga Simão a minuta do edital de lançamento da Orquestra Sinfônica do Estado do Maranhão (OSEM), cuja seleção dos profissionais deverá ser feita no segundo semestre. Profissionais de outros estados serão contatados para fazer a qualificação de quem estará à frente da orquestra. 

O lançamento do edital de criação da Orquestra Sinfônica do Estado do Maranhão alegrou os músicos presentes. Segundo o diretor da Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo, trata-se de uma instituição que muito contribuirá para o desenvolvimento das habilidades dos talentos locais.

“Será muito importante para o Maranhão, estado conhecido por sua cultura forte, e a notícia não poderia ter sido dada em melhor dia, afinal, estamos comemorando o aniversário deste belo teatro e será justamente dentro dele que os ensaios da orquestra e as oficinas acontecerão”, adiantou. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp