03/06/2014 às 09h17min - Atualizada em 03/06/2014 às 09h17min

Lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão acontece nesta quarta (4)

A reunião que acontece no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, a partir das 9h, é também um momento de mobilização de parceiros para a realização de atividades durante o evento

Secom/Prefeitura de São Luís

Acontece, nesta quarta-feira (4), a reunião de lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2014, um dos eventos de maior referência na divulgação do conhecimento científico no estado. Durante a reunião, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), será apresentado o projeto para o evento no estado, que acontece no período de 13 a 19 de outubro.

Em 2013, a SNCT/MA atraiu um público de 35 mil pessoas à Cidade da Ciência, montada na área externa do São Luís Shopping. Pela Cidade da Ciência passaram alunos de mais de 200 escolas. Além das atividades, nos 62 estandes de empresas e instituições parceiras, os visitantes participaram de oficinas, palestras, minicursos e de seções no Planetário, no projeto semente digital e de jogos virtuais.

A reunião que acontece no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, a partir das 9h, é também um momento de mobilização de parceiros para a realização de atividades durante o evento. O lançamento será feito pelo secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa, e pela diretora-presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra.

Estão convidados a participar reitores e pró-reitores de instituições de ensino superior públicas e privadas, de instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação entre outras entidades da sociedade civil.

O objetivo da SNCT é democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de divulgação cientifica. Em sua 11ª edição, a semana tem como tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.

O tema é uma grande oportunidade para vincular a produção cientifica aos desafios sociais que vivemos hoje em todas as áreas da sociedade brasileira. A temática visa estimular as instituições a abordar a ciência e tecnologia na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.

A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e realizada nacionalmente desde 2004. Conta com a colaboração do setor público e privado, de fundações de apoio à pesquisa, de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa, além de secretarias estaduais e municipais, em especial de ciência e tecnologia (C&T) e educação.

Link
Comentários »
Notícias Relacionadas »
ss