Portal Emaranhense Publicidade 728x90
02/06/2014 às 10h11min - Atualizada em 02/06/2014 às 10h11min

Sedel define cronograma da Etapa Regional dos JEMs 2014

Nesta edição dos JEMs, a Etapa Regional foi dividida em seis regiões, cada uma sendo disputada em uma determinada cidade-sede.

Sedel

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) definiu o cronograma de disputas da Etapa Regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), maior competição estudantil do Maranhão. A Etapa Regional corresponde à segunda fase classificatória dos jogos escolares e terá início na próxima terça-feira (3) com disputas nas cidades de Buriticupu e Codó.

Nesta edição dos JEMs, a Etapa Regional foi dividida em seis regiões, cada uma sendo disputada em uma determinada cidade-sede. Além das regionais de Buriticupu e Codó, que começam na semana que vem, as cidades de Pastos Bons, Presidente Dutra, Barreirinhas e Pinheiro também serão sedes desta fase dos JEMs.

Ao todo, a Etapa Regional dos JEMs contará com a participação de setenta e uma cidades de todo o estado. As instituições de ensino destes municípios estarão na disputa por vagas na Etapa Estadual dos JEMs nas seguintes modalidades: basquete, beach soccer, futebol, futsal, handebol e vôlei. Os campeões desta fase se classificam para a fase final dos JEMs, que ocorrerá no segundo semestre, em São Luís.

Para estas duas primeiras sedes da Etapa Regional, equipes de dezessete cidades irão competir do dia 3 ao dia 10. Buriticupu receberá escolas e alunos/atletas de outros seis municípios: Imperatriz, João Lisboa, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Porto Franco e Açailândia.

No mesmo período em que ocorrem as disputas em Buriticupu, serão realizadas também as de Codó. Além das escolas da cidade-sede, também estarão nessa regional as escolas de Timon, Coelho Neto, Caxias, Afonso Cunha, Cantanhede, São Mateus, Aldeias Altas, Peritoró, Matões do Norte, São João do Sóter e Bacabal.

Após a realização das regionais de Buriticupu e de Codó, a Sedel começa a preparar as disputas das próximas duas regionais, que serão realizadas nas cidades de Barreirinhas e Pinheiro Dutra entre os dias 14 e 20 de junho. Por fim, de 23 a 29 de junho, os jogos escolares chegam às cidades de Pastos Bons e Presidente Dutra.  

A programação completa dos JEMs está disponível no site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). O endereço é o www.esporteelazer.ma.gov.br.

JEMs 2014

A edição de 2014 dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) sofreu uma pequena alteração no que diz respeito à sua fórmula de disputa. Neste ano, serão realizadas apenas três etapas (Metropolitana/Municipal, Regional e Estadual) e não mais quatro como nas edições anteriores.

Neste novo cenário, a Etapa Estadual das modalidades coletivas, será disputada com um número maior de equipes, classificadas após a realização das etapas anteriores: dezesseis no total. A primeira etapa dos JEMs classificará oito escolas da Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar) para a Etapa Estadual, sendo quatro escolas da rede pública e quatro da particular.

As outras oito vagas serão destinadas para equipes do interior do Estado, sendo que duas serão do campeão e do vice da fase municipal de Imperatriz. Os últimos representantes serão os campeões das seis etapas regionais, totalizando, assim, dezesseis escolas participando da Etapa Estadual.

A única exceção será na modalidade futsal, que contará com vinte equipes na Etapa Estadual dos JEMs 2014, sendo doze classificadas na Etapa Metropolitana, duas classificadas na fase municipal de Imperatriz e os seis campeões regionais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp