Portal Emaranhense Publicidade 728x90
02/06/2014 às 09h59min - Atualizada em 02/06/2014 às 09h59min

Prefeitura divulga atrações selecionadas para o São João 2014

Todos participaram do Edital nº 6, referente à inscrição, seleção e contratação de propostas artísticas.

Secom/Prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), divulgou nesta sexta-feira (30) a lista dos grupos culturais e atrações artísticas que vão integrar a programação junina do Arraial da Maria Aragão e das comunidades que terão apoio da Func. Todos participaram do Edital nº 6, referente à inscrição, seleção e contratação de propostas artísticas.

“A política de editais é uma medida democrática que tem ajudado a melhor organizarmos as ações e eventos promovidos pela Fundação porque não só garante a realização do São João como também oportuniza os grupos e brincadeiras a garantia de apresentações por meio de contratos regularizados”, disse o coordenador de eventos da Func, Ribamar Moraes.

Ao todo, foram 386 grupos inscritos, entre manifestações da cultura popular (bumba-meu-boi, tambor de crioula, danças populares e grupos alternativos), shows, grupos de forró pé de serra, expressões cênicas (teatro, performance, contação de história e intervenção artística) e grupos mirins de cultura popular. O valor dos cachês varia entre R$ 500 e R$ 5 mil.

As inscrições encerraram no dia 19 de maio e foram selecionadas 199 propostas artísticas. Para fazer a seleção dos grupos, foi formada uma comissão composta por profissionais, especialistas e pesquisadores da área da cultura, divididos por categoria (manifestações da cultura popular, danças e shows), a partir de critérios definidos no edital, como tradicionalidade, indumentária, musicalidade, preservação do patrimônio, entre outros.

“Cada proposta foi selecionada considerando a pontuação de 0 a 20 pontos, segundo critérios por categoria. Foram classificados os grupos que atingiram entre 11 a 20 pontos. Serão contratados os grupos que estão dentro do número de vagas disponibilizadas, de acordo com a ordem de classificação”, explicou a coordenadora de Editais do São João, Alinne Meireles.

Integram a Comissão os profissionais Josias Sobrinho, Charles Melo, Francisco Pinheiro, Vanessa Serra, Márcio Vasconcelos, Guilherme Filho, Hélio Martins, Domingos Tourinho e Renato Porto. “As atrações selecionadas vão atender a necessidade de programação da Praça Maria Aragão e das comunidades, que vão receber três propostas de apresentações culturais”, ressaltou Alinne.

A programação definitiva do São João 2014 será apresentada após avaliação de recursos do resultado para as atrações artísticas, que poderá ser feita no protocolo do órgão na segunda (2) e na terça-feira (3). A lista completa está disponível no portal da Prefeitura, no endereço www.saoluis.ma.gov.br e no blog da Func, no endereço www.funcsl.wordpress.com.

Entre os inscritos, três grupos foram convidados pela coordenação de São João para integrar a programação da Prefeitura como incentivo à preservação de suas manifestações: Dança do Coco Pirinã, Dança do Coco da Ilha e Dança do Caroço Tremembés.

PROGRAMAÇÃO

O tema das festas juninas organizadas pela Prefeitura este ano é “São João de São Luís - O Arraial do Brasil é aqui”. A programação acontecerá de 13 a 29 de junho. A expectativa é atrair mais de 12 mil pessoas durante os dezessete dias de festa. Novamente a Praça Maria Aragão concentrará parte da programação, onde será montado o arraial “Terreiro da Maria”, com barracas de alimentação, artesanato, institucionais e espaço para atividades lúdicas, brincadeiras, oficinas populares e contação de histórias, além de outras atividades.

A montagem das barracas na Praça Maria Aragão teve início na última quinta-feira (29). O palco principal (concha acústica da Praça), com mais de 400 m², receberá estrutura de som e iluminação para os shows musicais e os grupos artísticos se apresentarão em tablado suspenso, permitindo a visão dos espectadores de qualquer ponto da praça.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp