Portal Emaranhense Publicidade 728x90
26/05/2014 às 09h35min - Atualizada em 26/05/2014 às 09h35min

Quinze livros são lançados na 7a edição do Coletivo de Obras Maranhenses

Os lançamentos coletivos visam à promoção do livro e da leitura apoiando escritores da capital e interior e fortalecendo o acervo de obras maranhenses.

Secom

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), promoveu, na noite desta sexta-feira (23), a VII Edição do Lançamento Coletivo de Obras Maranhenses. O evento, que aconteceu no Salão de Referência da BPBL, marcou o aniversário de 183 anos da Biblioteca e homenageou o escritor e poeta José Chagas, falecido recentemente. Os lançamentos coletivos visam à promoção do livro e da leitura apoiando escritores da capital e interior e fortalecendo o acervo de obras maranhenses.

Foram lançados 15 livros no total, abordando as diversas áreas do conhecimento, assinados por 19 maranhenses. “O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, tem a honra de apresentar essas obras à comunidade neste lançamento coletivo. Trata-se de um evento que estimula o trabalho literário dos nossos autores maranhenses”, disse Laura Amélia Damous, secretária adjunta de Estado da Cultura e que, no ato, representou a governadora Roseana Sarney. Damous também apresentou uma obra: seu mais recente livro de poesias, intituladoInventário dos Sentidos - Poesia Reunida.

A solenidade foi conduzida pela diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Rosa Maria Ferreira Lima, que parabenizou os escritores e suas respectivas obras, destacando o livro intitulado Acredite na Vitória em Cristo, escrito pelo jovem Victor Azulay Leite, de 22 anos, que passou a se locomover em cadeira de rodas depois de ter sofrido Acidente Vascular Cerebral (AVC). Victor, que na obra conta sua luta para enfrentar o problema, foi homenageado e recebeu flores.

“Nós estamos muito felizes por estarmos realizando mais uma edição do lançamento coletivo de obras maranhenses, homenageando o poeta José Chagas. Hoje, podemos dizer que a Biblioteca Pública Benedito Leite é um espaço moderno, confortável, com acervo atualizado, dotado de tecnologias e onde se desenvolvem diversos projetos, os quais beneficiam toda a comunidade. Este evento, sem dúvida, já faz parte do calendário anual da nossa cidade e aqui gostaríamos de fazer as referências aos autores que inscreveram suas obras e parabenizá-los pela iniciativa”, disse Rosa Maria Ferreira Lima.

Entre os autores, o desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa, autor da obra Pescador de Memórias(poesias), representou o município de Viana. “Eu me sinto lisonjeado em participar deste evento e para a biblioteca trouxe meu livro de poesias, que fala um pouco da minha cidade”, revelou.

A pedagoga Elizabeth Rodrigues apresentou uma obra científica, com enfoque na educação básica. O livro se chama Educação básica no Brasil: números e inferências de 1996 a 2010 e foi produzida ao longo de quatro anos. “Nessa obra, eu apresento número importantes relativos à educação básica no Brasil e no Maranhão. Trata-se de uma fonte de pesquisa que será bastante útil nesta biblioteca, certamente”, frisou a autora.

Segundo Aline Nascimento, coordenadora do lançamento, foi feita uma seleção de autores e obras e a demanda foi grande. “Nós demos a oportunidade para autores de todo o Maranhão participarem deste lançamento, mas fizemos uma seleção, haja vista que a demanda foi grande. O resultado, claro, foi bastante positivo e aqui temos interessantes obras, as quais, sem dúvida, enriquecerão o acervo desta biblioteca”, revelou Aline Nascimento.

As obras lançadas:

1 - Samuel de Sá Barrrêto -  Caderno de Passagem

2 - Cristiane Gomes Coelho Maia Lago - Vida em poesia

3 - Ana Luiza Almeida Ferro - O náufrago e a linha do horizonte: poesias

4 - Elizabeth Pereira Rodrigues - Educação básica no Brasil: números e inferências de 1996 a 2010

5 - Márcio Henrique de Jesus Almeida, Francimeire Cavalcante de Sousa - O livro e o cometa

6 - Victor Azulay Leite - Acredite na Vitória em Cristo

7 - Laura Amélia Damous - Inventário dos Sentidos - Poesia Reunida

8 - Lourival de Jesus Serejo Sousa - Pescador de Memórias (poesias)

9 - Aldir Penha Costa Ferreira - No Tempo do um (memórias)

10 - João Mendonça Cordeiro - O Impeachment do Governador Achilles Lisboa (ensaio histórico)

11 - José Raimundo Campelo Franco - Segredos do Rio Maracu (ensaio científico)

12 - Zafira da Silva de Almeida e Andreia de Lourdes Ribeiro. - Recursos pesqueiros da costa maranhense: bioecologia, pesca e biomonitoramento.

13 - Adeilton Pereira Maciel e Joacy Batista de Lima- Alternativas para o ensino de química na educação básica.

14 - Marcelo Cheche Galves e João Batista Bitencourt- Historiografia maranhense: dez ensaios sobre historiadores e seus tempos.

15 - Arão Nogueira Paranaguá de Santana - Experiência e conhecimento em teatro.

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp