Portal Emaranhense Publicidade 728x90
02/05/2014 às 12h23min - Atualizada em 02/05/2014 às 12h23min

Prefeitura intensifica obras na Estação de Tratamento de Água do Sacavém

O objetivo da ação é cooperar com a Caema visando melhorar os serviços prestados pelo órgão à cidade

Secom/Prefeitura de São Luís

Em cumprimento à determinação do prefeito Edivaldo Júnior, as obras de reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sacavém foram intensificadas. Cerca de 70% dos serviços já foram concluídos e a previsão é que a reforma seja entregue nos próximos meses. Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“A política de gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem o compromisso de assegurar mais qualidade de vida para a população, e é isso que ele está fazendo, no momento em que garante um abastecimento de água eficiente e saudável a todos”, afirmou o titular da Semosp, Antônio Araújo.

As melhorias na ETA consistem em modificações no sistema hidráulico e elétrico, reparos na estrutura física e de tratamento, além da substituição de equipamentos antigos por novos, que garantirão maior eficiência no sistema de tratamento de água.

O processo de filtragem será complementado com a colocação de novos filtros, novo revestimento, automatização, informatização de setores e implantação de novos laboratórios.

O superintendente do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac), Roberto Souza, informou que a Estação foi projetada para ter uma vazão média de 600 litros por segundo, mas, atualmente, opera com uma média de 250 litros por segundo.

Ele esclareceu que a diminuição do potencial de tratamento ocorreu em virtude da deterioração de equipamentos. “Com a reforma e ampliação da ETA, a capacidade do índice de vazão voltará a operar em sua plenitude”, afirmou.

O objetivo da reforma é cooperar com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), visando melhorar os serviços prestados pelo órgão à cidade.

Além da melhor qualidade da água tratada, haverá redução de custos, otimização do processo operacional e uso adequado dos espaços nas diversas instalações. Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I), do governo federal, com contrapartida da Prefeitura de São Luís.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp