Portal Emaranhense Publicidade 728x90
30/04/2014 às 09h53min - Atualizada em 30/04/2014 às 09h53min

Prefeitura coordena capacitação de merendeiras da zona rural

Merendeiras de dez escolas da zona rural de São Luís foram capacitadas em temas como saúde, nutrição, higiene e técnicas de purificação da água

Secom/Prefeitura de São Luís

Dando início à segunda etapa do projeto “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável”, a Prefeitura de São Luís realizou, nesta segunda-feira (28), o Encontro de Formação de Merendeiras em Nutrição. A atividade é uma parceria entre o Executivo Municipal, a ONG Inmed Brasil e a empresa Eneva, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Merendeiras de dez escolas da zona rural de São Luís foram capacitadas em temas como saúde, nutrição, higiene e técnicas de purificação da água. Desde agosto de 2013, quando o programa começou na rede municipal de ensino, cem professores e 25 merendeiras já desenvolveram um currículo para a educação sanitária, disseminando políticas de prevenção.

Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, parcerias assim cumprem o objetivo do prefeito Edivaldo Júnior de garantir a capacitação dos servidores, melhorando assim o atendimento à criança em idade escolar. “É a partir de atividades como essa, apoiadas pelo prefeito, que conseguimos levar mensagens educativas de saúde e nutrição e cuidado com as famílias. Através do cuidado com os nossos educandos, conseguiremos transformar nossos estudantes em agentes de melhorias no ambiente”, disse Geraldo Castro.

Participaram do treinamento profissionais das Unidades de Ensino Básico (UEBs) Maria José Serrão, Gomes de Sousa (com os anexos São Benedito e São Joaquim), Josefina Serrão, Tiradentes, Arthur Azevedo, Amaral Raposo, Manuela Varela, Evandro Bessa-Estiva, Hortência Pinho (com os anexos Luz Divina e Nossa Senhora de Nazaré) e Mary Serrão.

PROJETO

O projeto “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável” também aborda questões relacionadas à desnutrição e obesidade, promovendo palestras aos pais dos discentes a respeito do tema. De acordo com a coordenadora em São Luís, Maria Bernarda Magalhães Silva, os principais objetivos são determinar o estado nutricional das crianças participantes e formar professores, coordenadores, agentes comunitários de saúde e merendeiras. Paralelamente, também é desenvolvido um trabalho de articulação comunitária para melhorar o acesso à rede de esgoto, coleta de lixo e abastecimento de água.

Relatório parcial encaminhado à Semed pela coordenação do programa já soma 12.800 pessoas impactadas pela iniciativa, entre crianças, familiares e membros da comunidade.

Para realizar o acompanhamento nutricional dos estudantes, 424 crianças foram pesadas e medidas, 211 exames de hemoglobina e 144 exames protoparasitológicos foram realizados. Os próximos passos incluem atividades educativas com estudantes e comunidade e a montagem de hortas escolares. “As hortas escolares servem como uma ferramenta pedagógica e os produtos assim obtidos também podem complementar a merenda escolar", explica a bióloga da ONG Inmed Brasil, Mariana Devicari.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp