Portal Emaranhense Publicidade 728x90
28/04/2014 às 11h03min - Atualizada em 28/04/2014 às 11h03min

Obras de urbanização do Espigão Costeiro são vistoriadas em São Luís

A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão Ribeiro, durante vistoria ao canteiro de obras, na tarde sexta-feira (25)

Sinfra
Com 70% de obras concluídas, a urbanização do Espigão Costeiro da Ponta d’Areia, em São Luís, será entregue à população em agosto. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão Ribeiro, durante vistoria ao canteiro de obras, na tarde sexta-feira (25). Também acompanharam a visita o subsecretário Antônio José Garrido e o adjunto de Obras Civis, Aparício Bandeira.
 
“Essa é uma das obras mais importantes da Região Metropolitana, e vai dar um novo aspecto a Ponta d’Areia tanto na questão urbanística, como no lazer para os maranhenses e também para os turistas. Mesmo em obras, o local já é um dos pontos turísticos da capital”, ressaltou o secretário José Raimundo Ribeiro.
 
A urbanização do Espigão Costeiro inclui a construção de deques e de bancos ao longo do espigão, proteção das laterais, quiosques de conveniência, incluindo espaço para venda de artesanato maranhense, lanchonetes, locais para coleta de lixo, pontos de observação, além de calçadão, passeio e ciclovia, entre outros espaços paisagísticos.
 
O secretário-adjunto Aparício Bandeira ressaltou que a obra vai revitalizar o Memorial Bandeira Tribuzi, que vai contemplar um Centro de Exposição. “A urbanização do espigão incluiu a criação da ciclovia e o calçadão, locais para a prática de esportes, a revitalização dos monumentos históricos como o memorial e a construção de um mirante no local”, afirmou.
 
Ao todo, a obra está orçada em R$ 39.157.879,82, sendo R$ 16.060.476.090 em urbanização de toda a área - aproximadamente 2 km.
 
Espigão
 
Além de ser uma obra de engenharia com a função específica de conter a erosão e desassorear o canal, o Espigão tornou-se um ponto turístico em São Luís, que está sendo ampliado com a obra de urbanização da área.
O Espigão (ou quebra-mar, como é mais conhecido) foi construído para resolver o problema da erosão na orla da Ponta d’Areia, resultado que vem sendo alcançado.
 
De acordo com o estudo - que foi financiado pela empresa Vale e doado ao Governo do Estado - o acúmulo de areia acarretou a modificação da corrente na área da Ponta da Areia, aumentando a intensidade da erosão. Além da erosão, a medida conterá também o assoreamento do canal existente entre a península e o banco de minerva - espécie de banco de areia. O local serve para o tráfego de embarcações.
 
 
Principais benefícios do Espigão Costeiro 
 
Fim da erosão na área da Ponta d'Areia
Recomposição da faixa de praia
Desassoreamento do canal de navegação
 
Dados da obra
 
Comprimento do Espigão: 572m
Altura: 8m
Altura acima da preamar máxima: 1,4m
Extensão da urbanização: Aproximadamente 2 km
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal Emaranhense Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp