Portal Emaranhense Publicidade 728x90
25/04/2014 às 13h48min - Atualizada em 25/04/2014 às 13h48min

Sindicato cobra Alumar na Justiça sobre 500 demissões

Sindicato dos Metalúrgicos de São Luis (Sindmetal) vai oferecer ação judicial contra a Alumar/Alcoa.

TV Maranhense

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Luis (Sindmetal) vai oferecer ação judicial contra a Alumar/Alcoa diante da demissão em massa de pelo menos 500 trabalhadores diretos e um número indeterminado de indiretos. Aconteceram três mediações entre Sindmetal e Alumar no Ministério Público do Trabalho (MPT)  mas, segundo a entidade, a empresa não esclareceu as informações sobre a garantia dos direitos dos empregados prejudicados.

O anúncio teria sido feito de forma inesperada no final de março, durante a data-base da categoria (1º de março), sem o repasse do reajuste salarial. “A empresa anunciou a demissão em massa em mais uma manobra para negar o aumento, conforme faz há vários anos, a exemplo da farsa envolvendo o caso Celso Motter Carvalho em 1993, quando simulou um atentando para incriminar os sindicalistas”, afirma o presidente do Sindmetal, José Maria Araújo.

IRREGULARIDADE – A justificativa da empresa para as demissões foi o desligamento de 250 cubas, que empregavam cerca de 90 empregados. Para a entidade, soa incoerente despedir 500 trabalhadores, considerando ainda que o grupo Alcoa recebeu diversos incentivos fiscais do Governo Federal, como redução no custo da energia, em troca de manter a produção e os empregos. “A empresa sempre trabalhou com redução de custos e bateu recordes de produção e lucro, sem que fossem repassados ganhos ou benefícios correspondentes ao trabalhador. Cabe às autoridades apurar tal crime, que tem impacto econômico e social no Estado com os piores indicadores do país”, pede.

Para o sindicalista, essa medida representa um crime contra a organização do trabalho que, se concretizada, derrubará todas as certificações, títulos e reconhecimentos de responsabilidade social conquistados pela empresa. “Existem opções à demissão, como realocação para outras áreas ou mesmo para contratadas”, sugere.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp