Portal Emaranhense Publicidade 728x90
23/04/2014 às 10h05min - Atualizada em 23/04/2014 às 10h05min

Secma e parceiros definem programação da Festa do Divino deste ano

A Festa do Divino é uma realização via Lei Estadual de Incentivo a Cultura, iniciativa privada, Prefeitura de Alcântara e Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio da Superintendência de Cultura Popular

Secma

A tradicional Festa do Divino iniciou o seu ciclo, no sábado de Aleluia (19), com a abertura das tribunas celebrando missas e ladainhas, nas cidades de Alcântara, Passo do Lumiar, Humberto de Campos e São Luís.

A Festa do Divino é uma realização via Lei Estadual de Incentivo a Cultura, iniciativa privada, Prefeitura de Alcântara e Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio da Superintendência de Cultura Popular. Neste ano o Projeto Divino Maranhão alcançará 32 municípios dando apoio á 200 festas em todo o estado.

O ponto alto da festa é no Domingo de Pentecostes (50 dias após a Pascoa), que neste ano será dia 8 de junho, quando será encerrada a programação.

O início dos festejos acontece com o levantamento do mastro, um tronco decorado com comidas e bebidas, que é levado pela população pelas ruas e hasteado com a bandeira do Divino.

Assim acontece na Casa de Nagô (Rua Cândido Ribeiro-Madre Deus, em São Luís), Casa das Minas (Rua de São Pantaleão-Madre Deus-SL) e na cidade de Alcântara; sendo que no Maranhão é festejado, durante todo o ano, a partir de maio, destacando-se a Festa de Paço do Lumiar em Outubro e Periá, em Humberto de Campos no mês de novembro.

Em Alcântara, a Festa do Divino, a mais tradicional no Maranhão, é destaque no Maranhão e referência no Brasil, neste ano, inicia no dia 28 de maio e vai até o dia 8 de junho.

Após o levantamento do mastro, decorrem as visitas ao Império, Missas e cerimônias dos Impérios, derrubamento do Mastro, repasse das posses reais até o fechamento da Tribuna e o Carimbó de Caixeiras, informou Sebastião Cardoso, diretor do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, órgão da Secma e coordenador da programação do evento.

Alcântara

Toda a Festa do Divino gira em torno de um grupo de crianças, chamado Império ou Reinado. Elas usam trajes de nobres e são tratadas como tais durante os dias da festa, com todas as regalias.

O Império do Divino se estrutura de acordo com a hierarquia no topo da qual estão o imperador ou a imperatriz, abaixo do qual ficam os mordomos-régios e as mordomas-régias, que por sua vez estão acima do mordomo-mor e da mordoma-mor. Este é o ano da Imperatriz e em Alcântara o trono está sob a guarda da senhora Kátia Maria dos Anjos Pereira, representada pela jovem Lívia Maria Amorim Santos.

A festa acontece em frente a tribuna, num salão que representa o Palácio Real, especialmente decorado para este fim. A abertura e o fechamento desse espaço marcam o começo e o fim do ciclo do festejo. Durante esse período se desenvolvem varias etapas, formando um conjunto de simbologias, que completam o ritual religioso podendo durar até 15 dias de festa.

O culto ao Divino iniciou na cidade de Alenquer-Portugal, no século XIII, por iniciativa da Rainha Dona Isabel, devota do Espírito Santo.

No Brasil essa tradição começou no século XVI.  No Maranhão teve início por volta do século XVIII, em meados do século XIX, a tradição da festa do Divino está firmemente enraizada entre a população da cidade de Alcântara, de onde teria se espalhado para o resto do Estado, tornando-se muito popular entre as diversas camadas da sociedade.

Programação Alcântara

      19 de abril - Abertura das Tribunas

      2 a 6 de Maio - Visitas dos Mordomos Baixos

      7 de Maio - Visita da Imperatriz

      28 de Maio - Passeata e levantamento der Mastro da Imperatriz

      29 de Maio - Missa de Ascenção - Igreja do Carmo

      30 de Maio - Passeata e levantamento do Mastro da Mordoma Régia

      31 de Maio - Visita da Mordoma Régia

      1º de Junho – Domingo do Meio

      8 de Junho - Missa de Pentecostes

      9 de Junho – Entrega das Posses

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp