Portal Emaranhense Publicidade 728x90
16/04/2014 às 09h08min - Atualizada em 16/04/2014 às 09h08min

Prefeitura realiza ações de orientação e fiscalização em feiras

As ações de orientação e fiscalização foram iniciadas nesta terça-feira (15)

Secom/Prefeitura de São Luís
A Prefeitura de São Luís iniciou atividades de orientação e fiscalização da compra e venda de pescados e mariscos nos mercados e feiras da capital.
 
A medida tem como objetivo garantir a qualidade dos alimentos, assegurando o bem estar da população. Coordenadas pelas secretarias de Segurança Alimentar (Semsa) e de Saúde (Semus), as ações serão realizadas ao longo desta semana devido ao aumento do consumo desse tipo de produto.
 
Os consumidores do Mercado do Peixe, no Anel Viário, e da feira livre da Cohab foram os primeiros a receber a orientação na manhã desta terça-feira (15). “A intenção é mostrar ao consumidor o que está certo ou o que está irregular e inadequado quando o assunto é segurança alimentar”, destacou a nutricionista da Semsa, Luana Praseres.
 
Ela explicou que é importante observar as condições de higiene do local onde os peixes e frutos do mar são comercializados. “Este é o ponto de partida para evitar qualquer problema à saúde”, reiterou. Outros itens que devem ser observados são a aparência, textura e cheiros característicos dos alimentos. 
 
Já o armazenamento merece atenção diferenciada, pois, se feito sem critério, facilita o estado de apodrecimento dos produtos, além de estar em desacordo com as normas da Vigilância Sanitária.
 
A ação educativa prossegue nesta quarta-feira (16) nas feiras da Cidade Operária, a partir das 7h, e do Vinhais, às 16 h. A estimativa é que mais de mil pessoas sejam beneficiadas com o trabalho de orientação.
 
FISCALIZAÇÃO
 
Também nesta terça-feira (15), no Mercado do Peixe, uma equipe da Semus deu início à fiscalização dos pescados através da operação “Semana Santa”. Durante três dias, seis, dos principais mercados públicos de São Luís receberão as visitas dos fiscais da Vigilância Sanitária: mercados da Liberdade, João Paulo, Vinhais, Centro e Cohab.
 
“Nosso trabalho consiste em garantir a qualidade dos peixes e mariscos, visto o alto índice de consumo desses produtos nesse período”, esclareceu o fiscal sanitário da Semus, Antônio Silva Correa. Serão averiguadas as condições de higiene e limpeza dos boxes, o modo de armazenamento dos pescados e também será feita panfletagem sobre os cuidados na hora da compra.
 
O motorista Francisco de Alcântara destacou a importância do trabalho de fiscalização realizado pela Prefeitura de São Luís. “Eu mesmo não tenho o hábito de me preocupar com o aspecto do local ou do peixe que compro. Encontrar a equipe aqui dando as orientações e distribuindo material serve como alerta”, destacou o motorista. A operação “Semana Santa” se estenderá até está quinta-feira (17).
 
CUIDADOS NA HORA DA COMPRA
 
-Observe a limpeza do local e a higiene dos atendentes onde o pescado está sendo comercializado, principalmente a forma de conservação;
 
-Quando o pescado for fresco, observe a temperatura do balcão. Se for mantido em caixas térmicas ou isopor, ele deve estar totalmente envolvido pelo gelo;
 
-Verifique a qualidade do alimento pelo odor, textura e coloração;
 
-Os olhos dos peixes devem estar brilhantes;
 
-A pele deve ser firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas;
 
-As escamas devem ser firmes, brilhantes e fortemente aderidas à pele;
 
-As guelras devem ter cor própria e não apresentar cor alaranjada ou negra;

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp